Os consumidores estão cada vez menos leais às
marcas. Existem muitas ofertas no mercado, o que aumenta a concorrência e os
tornam mais exigentes. Diante disso, uma estratégia muito importante é
conseguir a fidelização do cliente por meio do pós-venda.
É bastante
comum os empreendedores focarem sua atenção apenas nos processos de venda e
ignorarem o pós-venda. Proporcionar um bom atendimento nessa área é essencial
para garantir a fidelização dos consumidores ao seu negócio. Pensando nisso,
preparamos estas dicas sobre a importância do pós-venda na fidelização do
cliente.
Conhecer a importância do pós-venda
Primeiramente, é preciso entender que o processo de venda não termina
quando o produto é entregue e o pagamento recebido. A partir daí, começa uma
nova etapa tão importante quanto toda a negociação: o pós-venda. É nesse
momento que o cliente percebe se a sua empresa está comprometida com ele — ou
não.
Ao valorizar essa etapa, o empreendimento reforça
a relação com o cliente, o que influencia em novas compras, com produtos que
complementem o que foi vendido anteriormente, por exemplo.
Além disso, um consumidor satisfeito, provavelmente, vai auxiliar na
construção do nome da empresa, indicando outras pessoas e dando mais oportunidades
para que você amplie o seu público.
Manter um canal de comunicação aberto
A fim de manter uma boa relação com os consumidores de seus produtos, é
interessante que você utilize alguns métodos eficientes como: envio de e-mail,
telefonemas, formulários online, etc. Tudo isso possibilita a melhora do
trabalho de pós-venda. É possível trabalhar de duas maneiras: pós-venda ativo:
aqui você é responsável por entrar em contato com cada cliente para saber sua
opinião sobre o produto comprado; pós-venda receptivo: o cliente entra em
contato com a empresa por meio de um serviço de atendimento, conhecido como
SAC.
O empresário precisa ficar sempre atento à sua atuação no pós-venda
receptivo, pois o cliente provavelmente teve alguma insatisfação ou problema
com o seu produto.
Caso o contato entre a empresa e cliente seja feito por meio de alguma rede social, a importância do pós-venda
é ainda maior. As reclamações podem tomar grandes proporções nessas mídias em
pouco tempo — comprometendo a imagem do seu empreendimento.
Implementar estratégias de fidelização do cliente
O pós-venda ideal integra todo o marketing estratégico do negócio.
Confira algumas dicas de como melhorar esse processo: promoções exclusivas:
faça ofertas exclusivas para o cliente com base no seu histórico de compras.
Caso ele tenha adquirido recentemente um e-book, por exemplo, faça uma oferta
de outros do mesmo autor ou assunto. Isso amplia a possibilidade de vendas e
faz com que o cliente se sinta único;
Capacitação e treinamento
Invista na capacitação e treinamento de seus funcionários. São eles que
lidam diretamente com os clientes, portanto, precisam estar afinados com a
estratégia de marketing de sua empresa. É preciso capacitá-los para
que saibam tomar decisões sozinhos e busquem possíveis soluções para os
problemas dos consumidores. Com um atendimento competente, o pós-venda traz
satisfação e pode superar expectativas, que é a base da fidelização dos
consumidores.
Importante verificar que mesmo elogios trazem indicadores de melhorias
para o seu negócio. A importância do pós-venda vai além da solução de
problemas. Por meio dele, num feedback,
por exemplo, novas ideias podem nascer e ampliar as oportunidades da empresa.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
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