Segundo Philip Kotler, “marketing é a ciência que estuda, cria e
entrega valor com lucro para um mercado-alvo, após identificar suas
necessidades e desejos não realizados”.
Esse conceito também faz parte
do marketing de varejo, traduzindo-se através do trade marketing, onde aparece como fator
importante para a tomada de decisão do consumidor e ponto focal para
empresários em sua gestão voltada ao marketing, agindo junto aos canais de
distribuição.
Entenda melhor a seguir!
O
que é Trade Marketing?
O trade marketing pode ser definido como o conjunto
de ações usadas nos canais de distribuição pelas partes que compõem a cadeia de
vendas, ou seja, das marcas (indústria), das lojas (pontos de venda) e dos
consumidores, com a finalidade de aumentar a percepção de valor do produto,
além de maximizar a rentabilidade da empresa.
Em suma o trade marketing é uma
área que atua onde o consumidor está.
Qual
a importância do Trade Marketing?
Em pesquisas recentes
realizadas pela Nielsen, consultoria que estuda tendências e hábitos dos
consumidores em mais de 100 países ao redor do mundo, em média 70% das decisões
de compra são tomadas no PDV, sendo 50% delas por impulso.
Isso quer dizer que, apesar de
todas as ações de comunicação e marketing voltadas aos consumidores, é
no ponto de venda que eles acabam fazendo a sua escolha. Sem dúvida, um
percentual considerável!
E
quais os benefícios do Trade Marketing?
Essencialmente em uma
estratégia B2B (de negócio para negócio), o trade marketing visa, dentre outros alvos, a
união entre fabricantes e revendedores, objetivando que ambos vendam mais
produtos e/ou serviços.
Se por um lado as pesquisas
mostram um ótimo desempenho do PDV, como instrumento estratégico no momento na
tomada de decisão por parte dos shoppers (com-sumidores), saiba que elas também
comprovam algumas outras vantagens do trade marketing.
Acompanhe!
Aumento do seu market share
Um dos objetivos do trade marketing é aumentar o market share dos lojistas e
fabricantes, neste caso o lojista, por exemplo, acaba obtendo o aumento da
venda de determinado produto em promoção e também ganhando automaticamente
espaço no mercado e o fabricante, a possibilidade do aumento de vendas em
determinada categoria de produtos, incentivando a abertura de novos mercados.
A fidelização do consumidor
Já que um dos maiores objetivos
do trade marketing é
integrar a venda do produto ou serviço à promoção, a consequência natural desse
processo é a aproximação do consumidor com a marca.
Sendo assim, a parceria entre
fabricantes e revendedores permite um melhor aproveitamento da promoção de
ofertas, visto que inclusive é possível desenvolver ações de co-marketing (em
parceria), facilitando desta forma, a aquisição do produto ou serviço e
fidelizando a marca junto ao cliente.
Fortalecimento da parceria
Quando a indústria e o
revendedor firmam um acordo, ganham as duas partes, além do consumidor, que
certamente obterá a melhor oferta.
O trade marketing melhora inclusive a troca de
informações estratégicas, as quais resultam em um número maior de clientes no
PDV, no aumento da rentabilidade e no giro
de estoque, o que leva ao fortalecimento da relação entre toda a cadeia de
vendas.
E
então, que tal contratar um profissional especialista em marketing ou trade marketing para
sua empresa?
Pense nisto, invista nisto e
ganhe em resultados!
Autor -Sólidus Smart – http://blogdolojista.com.br/
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