Uma
boa campanha de marketing não deve levar em consideração apenas fatores
básicos, como público-alvo e propagandas, mas realizar uma análise crítica do
seu macro ambiente, a fim de entender o contexto na qual está inserida. Mas
afinal, o quanto esses fatores influenciarão o resultado final da sua campanha?
Descubra com a gente.
Dentro
do marketing temos duas terminologias diferentes, mas que, em suma, apresentam ideias
e ações reativas muito similares. Estou falando do Ambiente de Marketing e
Marketing Sazonal, que serão abordados neste texto.
Dentro
deste tema temos ainda mais duas subdivisões, sendo questões do microambiente,
que se trata de assuntos referentes à empresa, como fornecedores, administração
e processos, e questões do macro ambiente, o qual vamos tratar melhor hoje,
referentes aos fatores externos à empresa que não podem ser alterados por você,
mas a boa e má administração e como lidar com eles é o ponto chave entre o
fracasso e o sucesso de sua campanha.
Macro
ambiente e Sazonalidade
É evidente
que passamos por essa fase com rápidas transformações na história. O celular,
por exemplo, funcionava apenas para fazer ligações há 10 anos atrás, no
entanto, hoje já é fartamente utilizado e é essencial tanto para empresas como
para gestão de diversos âmbitos do nosso dia-a-dia. Logo, nosso macro ambiente
está se apresentando cada vez mais volátil e com novas aberturas de
oportunidades diariamente.
Apresentaremos
aqui alguns pontos de atenção a seu macro ambiente, para que, quando uma
oportunidade aparecer, você seja o primeiro a aproveitá-la:
1.
Ambiente Natural
Tal
ponto pode se passar despercebido em muitos casos, porém vem crescendo muito
nos últimos tempos. Ele leva em conta desde catástrofes, como queimadas e
furações, até, simplesmente, as estações, adaptando sua estratégia para cada
uma.
Outra
abordagem extremamente importante dentro do ambiente natural é a questão do
Marketing Verde, assunto que vem tomando cada vez mais importância nos
consumidores e é um ótimo ponto para mostrar o seu posicionamento de marca.
2.
Ambiente Tecnológico
Um
ótimo exemplo de empresas que não se atentaram ao ambiente tecnológico e foram
excluídas do mapa, são as empresas do ramo de locação de filmes. É sempre bom
entender e se atentar ao que vem de novo no mercado para não ficar para trás.
Novas
mídias de divulgação, novas formas de outdoors, novo ramo no marketing, novo
mercado de tecnologia para atacar, etc., mostram que a tecnologia está em
constante mudança e ignorá-la não é uma escolha sábia.
3.
Ambiente econômico
Dentro
do ambiente econômico entram alguns fatores como, inflação, recessão, taxa de
juros, preço do dólar, entre diversos outros. Eles devem ser analisados no
momento de criação da estratégia de marketing, pois podem indicar se é viável
realizar a campanha agora ou postergar a mesma para obter mais resultados.
Além
disso, ele pode representar fatores de mercado como nível de renda do
público-alvo, endividamentos e disponibilidade de crédito, que te ajudam a
direcionar a campanha para o lado certo.
4.
Datas e épocas comemorativas
Datas
especiais, relacionadas a seu serviço e ao público, devem sempre ser
consideradas, além de traçar épocas em que as vendas aumentam, entender quais
estímulos são mais eficazes e onde divulgar para ter o maior alcance. Um exemplo
disso são as centenas de propagandas formuladas no natal para divulgar suas
marcas, ou até mesmo temáticas totalmente personalizadas para páscoa, dia das
mães e ano novo.
Aí
entram também períodos, como estações do ano, campanhas mensais na prevenção de
doenças, como outubro rosa, e férias escolares.
5.
Ambiente demográfico
Esse
tópico leva em conta todo o estudo relacionado à população. Considera-se
fatores como tamanho, densidade, raça, sexualidade e renda.
Com
uma persona e um estudo demográfico bem definidos, a sua campanha tem muito
mais impacto e alcance.
6.
Ambiente cultural
O
ambiente cultural abrange os costumes, gostos e preferências que são enraizados
na vivência de um determinado grupo, fazendo-os considerar tais fatores como
“universais”. Dessa forma, alguns problemas podem surgir ao expandir o seu
negócio, pois ele passa a abranger culturas diferentes, que podem estar
separadas por diversas questões, sejam elas sociais ou até mesmo geográficas,
como diferença entre estados federais e bairros.
Por
exemplo, sua empresa tem uma franquia em uma zona nobre e suas campanhas têm um
teor mais sofisticado e ligado ao alto-padrão. Ao levar a mesma campanha para
as periferias, elas apresentarão um resultado totalmente diferente, pois não contemplará
os costumes deste grupo.
Realizar
esta análise é importante para entender o público que você deseja atingir e
tornar sua campanha relevante para o mesmo.
Conclusão
Diversos
fatores que fogem de nosso controle podem afetar arduamente o resultado final
da campanha de marketing. É extremamente importante saber qual a melhor
abordagem para tratar cada situação. Uma campanha com cores vivas e
demonstrando alegria perante uma catástrofe pode trazer o contrário do que se
espera.
Para
buscar a campanha mais otimizada possível é importante estudar muito bem cada
um dos tópicos, além de diversos outros fatores como público alvo, promoções e
sumário executivo de sua empresa.
Pense
nisto e tenha uma ótima semana e bons negócios!
Fonte: https://www.promadjr.com/
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