Dentro dos vários modelos de marketing,
o que acho mais útil para prestadores de serviço é o AIDA. Esse modelo
basicamente diz que o cliente passa por essas etapas na hora de comprar algo:
Atenção (ficar sabendo), Interesse (buscar informações gerais), Desejo (buscar
informações específicas) e Ação (a compra em si).
Um dos erros mais comuns que vejo em prestadores de serviço é focar
apenas na 1a etapa, chamar atenção. Pensando só nisso, dificilmente se consegue
gerar interesse o suficiente para avançar o cliente nas outras etapas da
compra.
No caso, o maior problema de tentar chamar a atenção a qualquer custo é
que
Em compensação, se algo soa ligeiramente diferente, isso aumenta muito a
chance do cliente prestar atenção e, consequentemente, se interessar.
Por exemplo, imagine que você está no Maracanã lotado e uma pessoa tenta
chamar sua atenção gritando bem alto o nome do jogador que todos estão
gritando. Ela pode até chamar sua atenção, mas dificilmente você se interessará
em saber mais sobre o que ela tem a dizer.
Em compensação, se você ouve seu nome no meio da multidão, o som pode
até ser mais baixo, mas muito provavelmente você buscará a origem daquilo,
querendo saber mais. Personalização faz toda a diferença.
Em um exemplo mais prático, digamos que você vende serviços de
consultoria que podem servir tanto para agências de publicidade quanto pet-shops. Ao invés de criar o mesmo
anúncio e simplesmente atingir o maior número de pessoas, tente criar um
anúncio do tipo “Consultoria para agências de publicidade” e mandar só para
esse público e assim por diante.
O retorno dessa personalização será muito maior do que atirar para todos
os lados.
Autor: Millor Machado é empreendedor,
sócio-fundador da rede social Empreendemia e escreve o blog Saia do Lugar – Editado por Priscila Zuini, em EXAME ( http://exame.abril.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário