O futuro de uma empresa depende de sua capacidade de atender requisitos
de qualidade como produto/serviço, preço, prazo de entrega, que satisfaçam as
demandas e expectativas de seus clientes. Estando com o problema requisito da
qualidade resolvido, temos agora outro grande problema: a competitividade entre
empresas concorrentes, fator que pode definir o sucesso ou o fracasso de nossa
empresa.
No entender de Júlio César Alencar - Consultor do Sebrae-SP, podemos
avaliar o grau de competitividade de uma empresa, perante suas concorrentes,
levando em conta os seguintes fatores:
- Inovação e Flexibilidade: como os produtos tendem a tornarem-se cada vez mais próximos, em termos de especificações e vantagens para o cliente, a capacidade de criar novas necessidades de mercado e de fornecer uma maior variedade de produtos aos clientes, antes da concorrência, é um grande diferencial.
- Produtividade: não podemos confundir produtividade com corte de despesas e de pessoas.
Devemos encarar produtividade pelo seu conceito mais amplo, ou seja,
procedimentos que garantam os resultados esperados pelos seus clientes. Uma boa
dica é estabelecer metas internas, controlar e quantificar os resultados que
estejam associados às melhorias das operações (controles de documentos,
absenteísmo, atrasos de produção e entrega, desperdícios, redução da ociosidade,
paradas de máquinas, etc.).
Outra maneira é desenvolver um ambiente de trabalho harmônico,
investindo na formação básica, e na qualificação profissional de seus
funcionários, treinando-os para fazer certo sempre. Também não podemos esquecer
de manter os equipamentos em perfeitas condições de uso, diminuir o tempo de
preparação das atividades, as distâncias entre equipamentos e recursos,
melhorar processos - se possível, automatizando as tarefas cansativas e
promovendo a rotatividade no trabalho.
- Pontualidade e confiança na entrega de produtos e serviços: desde o atendimento de um pedido do cliente, até o exato momento da entrega do produto/serviço, precisamos registrar e documentar todos os procedimentos para ajudar-nos a controlar e padronizar nossos processos. Desta forma, estaremos aptos a manter a confiança de nossos clientes.
- Qualidade dos Colaboradores: não se pode imaginar uma empresa que atenda aos requisitos de qualidade, sem que seus produtos e serviços sejam produzidos e entregues por pessoas treinadas e motivadas para tal. O desempenho, e os esforços dos colaboradores, determinam à percepção que o cliente tem sobre a qualidade do produto/serviço.
Empresas com colaboradores de altos níveis de qualidade, produzem
produtos e serviços de qualidade superior, resultando em clientes satisfeitos.
Estes se traduzem em melhores resultados financeiros, na perpetuação da marca e
da imagem da empresa. Acredito, que um dos principais motivos do baixo
desempenho dos empregados de uma empresa, seja o fato de não se sentirem
motivados a fazer todo o esforço de que são capazes. Como esses colaboradores
são o recurso mais valioso que a empresa possui, torna-se imperativo motivá-los
a darem o melhor de si. Cabe à gerência, convencê-los de que não é apenas a
empresa que se beneficiará se eles fizerem um bom trabalho, mas que os
benefícios advindos deste serão ainda maiores para cada um.
· Custo do Produto: um dos fatores que
influenciam a competitividade é o custo do produto.
No atual contexto de competitividade, a racionalização e otimização, de
todas as atividades que não agregam valor aos produtos, são cada vez mais
intensas em nossas empresas. Eliminá-las significa minimizar os custos e, consequentemente,
aumentar a produtividade, tornando a empresa mais competitiva.
O que encontramos, entretanto, são muitas empresas que atacam os custos
de maneira isolada, na qual os ganhos de produtividade aparecem somente em
algumas áreas, independente dos ganhos globais da empresa. Tomamos como
exemplo, uma empresa que escolheu oferecer um produto padronizado a um custo
muito baixo, menor que a concorrência, ao invés de diferenciá-lo, agregando
valores que justifiquem os custos extras para sua produção. Nota-se, que o
ideal seria unir estes dois fatores de competitividade, oferecendo produtos
baratos e diferenciados.
Em épocas de grande procura por bens e serviços, torna-se importante a
velocidade com que cada empresário toma suas decisões. Basta ver que a oportunidade
de um bom negócio pode passar de suas mãos, para a de seus concorrentes muito
mais rápido do que se pode imaginar.
Estar atento a tudo, a todo o momento, e contar com uma equipe de bons
colaboradores, todos voltados a uma cultura de qualidade para com o cliente,
são fatores que determinam sua sobrevivência e a perenidade de seu negócio.
Pense bem, antigamente era a vez dos grandes e lentos, hoje é a vez dos
pequenos e rápidos.
Autor: Júlio
César Alencar - Consultor do Sebrae-SP - http://www.techoje.com.br/
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