Como saber em sua
empresa poderia fazer mais por menos, e ainda assim encantar seus clientes? Bem,
uma forma de se fazer isso é através da cadeia de valor. Mas o que é isso?
Cadeia de Valor:
Como escreve B.
Hermanson, consultor do Sebrae: Podemos dizer que cadeia de valor é o conjunto das atividades realizadas por uma empresa,
cuja analise detalhada permite ao empresário verificar os custos de cada uma
dessas atividades, bem como estabelecer o que elas agregam em termos de satisfação
do cliente final.
Assim, esta analise, ao permitir que o empresário tenha
uma ideia de custo/benefício de cada, auxilia no planejamento mais eficiente em
relação à aplicação de tempo, esforço e recursos financeiros naquilo que
realmente fará a diferença.
Composição da cadeia de valor:
De acordo com o criador desse conceito, o economista
Michael Porter, a cadeia de valor é composta por atividades primárias
(logística, operações, marketing, serviços), atividades de apoio ou suporte (infraestrutura
da empresa, gestão de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico) e pela
margem de valor (montante que os compradores estão dispostos a pagar pelo
produto que uma empresa oferece) acrescentado em cada uma das atividades e
pelas relações estabelecidas entre elas. conforme definição encontrada na
Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_de_valor).
Assim, ao desmembrar cada uma dessas atividades, seus
custos, e como estas atividades estão relacionadas entre si e o que elas agregam
aos produtos e serviços, é possível ao empresário introduzir melhorias e/ou
redução nos custos dos processos da empresa.
Exemplo de aplicação:
Imaginemos uma loja cuja atividade principal é a
revenda de artigos feitos de vidro, cuja principal preocupação do seu
empresário é a de que sua empresa não apresenta nenhum diferencial em relação
aos seus concorrentes, sendo apenas mais uma entre tantas que já existem no
mercado.
Para mudar tal situação ele parte para a analise da
cadeia de valor de sua empresa. Ao realizar esta analise, ele acaba descobrindo
que para agregar valor aos seus produtos e criar um diferencial em relação aos
seus concorrentes, a solução mais eficiente em termos de custos será investir
na qualificação de seu principal fornecedor, de forma que ele passe a trabalhar
o vidro com técnicas que permitam sua personalização.
Assim, ao invés de perder tempo, energia e preciosos
recursos financeiros em uma série de tentativas e erros, o empresário citado em
nosso exemplo poderá direcionar esses recursos para aquilo que fará realmente a
diferença para sua empresa.
Conclusão:
Tendo em visto os ganhos em termos de competitividade
que a analise da cadeia de valor pode proporcionar para sua empresa, vale a
pena que o empresário invista um pouco de seu tempo no estudo desse método.
Uma dica para iniciar este estudo é partir utilizar a
bibliografia indicada no link da Wikipédia acima citado. Esperando que
esse investimento se traduza em bons frutos para sua empresa.
Pense nisto e tenha
uma ótima semana!
Autor: Boris Hermanson - Consultor – Sebrae/SP
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