Alguns autores afirmam que gerenciar é realizar um
trabalho através de outros e que delegar seria autorizar outros a desempenhar
tarefas específicas sob sua supervisão, liberando-o para ser mais produtivo e
criativo.
A delegação é uma versátil ferramenta da área
gerencial, mas infelizmente muitos Gerentes a evitam, têm medo ou a usam
incorretamente:
- Porque se preocupam com o
fato de que seus funcionários possam errar;
- Porque não compartilham o
crédito pelo sucesso;
- Porque não têm tempo para
ensiná-los o trabalho delegado;
- Porque não confiam nas
técnicas que os funcionários utilizariam;
- Porque preferem manter o
controle total sobre seu trabalho, fazendo tudo eles mesmos
Mas, aqueles que delegam mal são frequentemente
denominados de “gerentes ineficazes”, porque negam a si mesmos os
principais benefícios da delegação:
- Ter mais tempo para
desenvolver soluções específicas e trabalhar em tarefas rotineiras;
- Colocar a autoridade da
decisão nas mãos dos que estão mais próximos dos problemas e das oportunidades
em questão;
- Desenvolver funcionários
conflitantes e competentes, que pensem por si mesmos e requerem mínima
supervisão;
- Aumentar sua própria
possibilidade de progresso ao preparar subordinados para assumirem posições
elevadas.
Na visão de Peter Drucker, para se tornar eficaz um
Gerente verdadeiramente, deve saber estruturar projetos, atribuir
responsabilidades, estabelecer prazos e acompanhar o progresso do seu grupo.
Dessa forma, delegar não exime a responsabilidade
gerencial, pois com o tempo o Gerente saberá treinar seus subordinados a
realizarem mais e melhor, de forma a liberar-lhe maior parcela de tempo. Sendo
assim, seguem abaixo algumas dicas para delegar melhor:
- Permita que os outros se
desenvolvam e não tome o crédito para si. Dê aos subordinados um senso de
importância maior, sendo rápido ao elogiar e lento ao criticar.
- Esteja (ou pareça) fascinado
pelos resultados, pois a adequada apreciação lhe garante a cooperação da
próxima vez. Delegue às pessoas que entendam (naturalmente, ou através de
treinamento) sua filosofia, seus objetivos e sua estratégia; se não, você
estará apenas abdicando e não delegando.
- Avalie o risco da delegação
perguntando-se qual a pior coisa que poderia acontecer de errado. E, se for
realmente muito ruim, acompanhe de perto. Estabeleça pontos de
acompanhamento no projeto que permitam aos subordinados falharem sem
perder tudo, incluindo tempo para corrigir erros. Após a delegação insista
em ser informado a cada ponto de acompanhamento, mas não interfira sem
necessidade.
Pense nisto é tenha uma ótima semana!
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