Administrar
uma empresa não é fácil, independentemente do tamanho que ela possui no momento
e saber como administrar uma pequena empresa é essencial. São muitos detalhes e
nuances que podem fazer a diferença entre ter ou não sucesso em seu meio. Toda
empresa precisa manter hábitos saudáveis, para que seus processos sejam
realizados da melhor maneira possível. É indispensável ser profissional e ter
foco na melhoria contínua. Quem não estiver atento a isso, estará fadado ao
fracasso e ao encerramento das atividades.
Administrar
bem é saber planejar suas ações, organizar atividades, coordenar e controlar
toda sua gama de recursos, distribuindo-os da melhor forma possível, no momento
adequado, para os departamentos de destino, com todos os requisitos propostos.
É saber agradar seu cliente e atender as suas necessidades, de forma a obter os
melhores resultados financeiros, logísticos, operacionais e muito mais, ficando
apto a concorrer com qualquer outra empresa ou companhia do ramo, sem medo de
fazer feio.
Para conseguir
tudo isso, é preciso um método. E você não precisa de grandes livros ou inúmeros
volumes para aprender como. Quer descobrir como administrar uma pequena empresa
em 10 passos? Confira no post a seguir:
Desperte o empreendedor que existe em
você
O
empreendedor é acima de tudo um sonhador, uma pessoa que desperta em si a energia
e assume o trabalho necessário para vencer no meio em que competirá. Quando você
entrar de cabeça no ramo, precisa deixar o seu lado empreendedor vir à tona.
Você é o responsável pela empresa e precisa assumir o posto com todos seus
encargos e seu ônus. Tenha uma visão ampla, holística e sem conceitos
preconcebidos.
Leia
bastante, procure bons blogs sobre o seu setor. Revistas e livros são
ótimos também! A grande vantagem dos blogs é manter-se sempre atualizado com as
tendências do mercado.
Além de
seguir blogs específicos do seu setor, acompanhe blogs sobre gestão empresarial.
Todos eles tendem a lhe dar dicas sobre gestão financeira, gestão de estoque, gestão financeira, marketing,
vendas, RH etc. O empreendedor deve saber um pouco de cada coisa, pois muitas
vezes na pequena empresa ele desempenha diversas funções ao mesmo tempo.
Faça o planejamento estratégico de sua
empresa e defina metas
É
indispensável fazer um planejamento
estratégico para qualquer negócio ter sucesso. É através dele que você
vai atingir o propósito ou alvo que determinou em um certo período de tempo,
visando uma situação melhor. Eles devem surgir da análise de oportunidades e
recursos feitos de maneira centrada e realista, fugindo de desejos ou números
inatingíveis. Eles devem derivar da missão e da visão da organização com finalidades
e caráter mais específicos e então orientarão as ações com maior precisão.
Defina
as metas que você quer atingir neste ano e divida elas em metas menores. Por
exemplo, se você quer vender R$ 500.000,00 este ano, você deverá vender R$
R$ 42.000,00 por mês. Desta forma, você deverá vender, por dia útil (levando em
consideração que temos 22 dias úteis no mês) R$ 1.900,00.
Trata-se
de uma meta possível? Quantos vendedores você tem na sua empresa hoje? Tudo
influencia na hora de definir as metas. Seu ticket médio, o número de
vendedores etc. Se você tem um ticket médio alto e 10 vendedores, é bem
possível de alcançar uma venda de R$ 1.900 diariamente, já, na maioria das
pequenas empresas, uma meta desta seria muito ousada.
Comece
com metas menores e vá aumentando elas gradativamente. Funciona muito bem!
Adote um sistema de gestão
A
tecnologia é uma realidade em nosso mundo e usá-la a seu favor é uma atitude extremamente
inteligente. Desenvolver um sistema
de gestão é essencial para colocar seu planejamento em prática e obter
os melhores resultados no caminho árduo de saber como administrar uma pequena
empresa. Entre suas várias funcionalidades, existem algumas que permitem ao
usuário o gerenciamento perfeito de pagamentos e recebimentos, CRM (Gestão de
Relacionamento com o Cliente), o registro com informações gerais do cliente, de
extratos e movimentações, a emissão de notas fiscais e o controle de estoque.
Procure por um sistema simples de usar e que foi feito para facilitar
o trabalho de empreendedores, integrando os sistemas financeiros, de estoque,
de vendas e de compras. Vai ser um diferencial tremendo em seu negócio.
Crie um plano de comunicação interna
Sua
empresa não funciona sozinha. Ela precisa de integração e comunicação
eficaz entre os colaboradores e funcionários. São muitos os níveis como
isso pode ser elaborado, mas o indispensável é ter clareza nesse processo para
que não ocorram falhas.
E isso
vale, tanto para as grandes quanto para as pequenas empresas. Boa parte dos
problemas ocorre justamente porque as pessoas não conseguem dizer o que elas
realmente querem. É preciso adotar os métodos certos para quem as mensagens
cheguem de forma segura a quem for de direito.
Em uma
pequena empresa, colocar um quadro na sala de reuniões ou na cozinha pode funcionar
muito bem. Um vidro para escrever com caneta nas áreas comuns onde os
empregados passam também ajuda bastante! Ainda, use o e-mail! Envie e-mails com
as decisões resumidas e as diretrizes adotadas pela empresa.
Desenvolva seu plano de marketing
O plano de marketing é essencial para
qualquer negócio ter sucesso. É ele que vai imprimir as ações e atuações no
mercado que possibilitarão a melhor captação de clientes, o aumento de vendas e,
consequentemente, dos lucros. É preciso lembrar sempre, que o mercado vive em
constante mudança, o que pede análise ininterrupta, para predispor mudanças e antecipar-se
a tendências. Conhecendo seu público e sua área, será mais fácil traçar o
perfil do seu cliente e tomar decisões mais elaboradas quanto a suas metas,
objetivos, ações de propaganda, divulgação,
preços, logística, produtos, serviços e muito mais. Ou seja, é um método eficaz
de promover as ações necessárias para a satisfação do seu cliente e o sucesso
da sua empresa.
Não dá
para se acomodar onde você estiver. Mesmo que bons resultados estejam surgindo,
é preciso inovar nos seus produtos e serviços, bem como nos processos e métodos
da sua empresa. Você deve sempre ouvir o mercado — muitas vezes até a concorrência
— bem como atualizar quanto as novidades da sua área e até com as pesquisas.
Isso vai aumentar a competitividade e deixar sua empresa muito mais forte.
Controle o desempenho
Um bom
gestor precisa ter amplo controle do desempenho do seu negócio e dos seus colaboradores.
A criação de indicadores e sua análise constante são essenciais para garantir
uma excelente gestão. Faça reuniões com regularidade, ouça os líderes das equipes
e os funcionários mais abaixo na escala. Todos são importantes e têm como contribuir.
Contemple as áreas da forma mais holística possível e veja como isso vai
contribuir para uma visão ampla do que está acontecendo em termos de desempenho.
Tenha métricas
de todas as áreas, vendas, finanças,
RH, estoque, clientes. Saiba quanto você vendeu, saiba seu ponto de equilíbrio, a inadimplência, sua relação de metas e quais estão sendo alcançadas e quais
estão sendo superadas, reveja as metas, conheça seu giro de estoque e a satisfação dos seus clientes.
Não descuide das finanças
Todo
negócio precisa ter lucro, não é verdade? E para isso é indispensável ficar de
olho no fluxo de caixa. Tenha
sempre um bom planejamento orçamentário e procure antecipar receitas e
despesas. Essa é uma boa maneira de assegurar que você terá recursos
disponíveis para os itens básicos como pagamentos de funcionários e fornecedores,
e também, poderá mostrar o quanto você poderá investir em equipamentos, serviços,
treinamentos, logística e muito mais.
Promova
a qualidade de vida
Adotar ações que garantam o bem
estar dos seus funcionários é fundamental para manter as equipes satisfeitas e
a produtividade em alta. Além dos benefícios exigidos pela legislação, procure
investir em conforto, áreas de convivência e até confraternizações esporádicas.
Criar um local mais participativo e integrado pode ser primordial para deixar a
motivação sempre do jeito que se espera.
Invista
em responsabilidade social e ambiental
Esse é o momento. Mais do que
nunca, toda empresa que demonstra responsabilidade ambiental e social tem um
diferencial perante seus clientes. Incentive o uso controlado de energia elétrica,
água e papel, bem como, o descarte consciente de lixo para reciclagem. Procure
também ligar seu nome a ações sociais. Além de melhorar sua imagem, isso pode
trazer diversas economias e proporcionar um marketing despretensioso, mas muito
eficiente.
Esses são os passos essenciais
para administrar uma empresa e ser bem sucedido. São atitudes muitas vezes
simples, mas que farão a diferença e poderão conduzir você e seu empreendimento
rumo ao sucesso. Adote-as e sinta a diferença!
Pense nisto e tenha uma ótima
semana!
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