Se você acredita
que trabalho em equipe é simplesmente ter diversos colaboradores desempenhando
suas atividades profissionais de forma simultânea, está na hora de atualizar
seus conceitos de liderança. Afinal, de nada adianta motivar seus músicos se você, o regente da orquestra, não
fizer com que toquem alinhados uns aos outros.
E não há exemplo
melhor que uma orquestra para falar sobre trabalho em equipe. Em meio a tantos
instrumentos, cada um com uma sonoridade diferente e um peso maior ou menor,
dependendo do momento da música, o resultado final só fica bonito se todos os
músicos estiverem sincronizados. Para isso, precisam dominar suas
responsabilidades e ainda conhecer bem as dos colegas.
Da mesma forma é
uma empresa! Cada colaborador precisa executar suas tarefas com maestria e
ainda saber o que seus pares precisam realizar para que os esforços não sejam
desperdiçados. Só assim é que os resultados (quaisquer que sejam) são
alcançados. Quer saber mais sobre o assunto? Então fique de olho!
Importância
Como já mencionamos
acima, o trabalho em equipe é imprescindível para as empresas que querem
alcançar um objetivo específico ou superar alguma meta. Para você entender
melhor sua importância, podemos ilustrar pensando em um
formigueiro. Dependendo da espécie, as formigas têm funções variadas. E
apesar de o objetivo delas ser bem mais simples, ao observar um formigueiro é
possível perceber que esses insetos se subdividem em grupos, cada um com atividades
bem específicas, mas sempre trabalhando em conjunto.
A moral disso tudo
é: o objetivo só pode ser alcançado com os esforços de todos. Exatamente por
isso, é essencial investir no trabalho em equipe na sua empresa. É ele o
responsável por ajudar o negócio a sobreviver, mesmo em mercados altamente
competitivos, além de também viabilizar a oferta de produtos ou serviços de
excelência, que impulsionarão as vendas e, consequentemente, a satisfação dos
clientes.
Para saber como
fazer com que os profissionais da sua empresa trabalhem verdadeiramente como
uma equipe, separamos 5 dicas preciosas que devem ser aplicadas em todos os
níveis hierárquicos. Confira:
Procure se Capacitar
Uma empresa com uma
liderança pouco capacitada dificilmente será capaz de gerir os
profissionais para que desempenhem um bom trabalho em equipe. Por isso, busque
treinamentos de liderança e gestão de pessoas, além de capacitações com foco na
gestão administrativa e, claro, cursos de atualização no ramo de atuação do
negócio.
Por trabalhar os
diversos perfis de liderança e desenvolver habilidades importantes, ligadas à
comunicação, às relações interpessoais e até ao autoconhecimento e à capacidade
de estabelecer objetivos com clareza, vale a pena conferir o que o coaching pode
fazer por você.
Capacite a Equipe
Mas não basta
apenas se capacitar! Também é preciso capacitar seus colaboradores. Indo além
do lado técnico, o ideal é sempre aprimorar o lado humano das pessoas,
mostrando a elas que, independentemente da colocação hierárquica, o trabalho de
um depende do trabalho do outro. Por isso é que as dinâmicas de interação
costumam ser tão funcionais.
Proponha a seu
setor de Recursos Humanos a realização periódica de treinamentos motivacionais
e dinâmicas que envolvam a interação entre profissionais de diferentes setores.
Isso ajuda a criar e valorizar o sentimento de equipe, conscientizando-os da
importância do trabalho em conjunto.
Defina os Papéis
Muitos gestores
acham que o chamado job
description, aquele documento que estabelece as responsabilidades
rotineiras de cada profissional, é perda de tempo. Contudo, quando os
integrantes de uma equipe não conhecem claramente suas funções e obrigações, o
trabalho não se desenvolve com perfeição.
Imagine se todas as
formigas fossem procurar comida e não cuidassem da rainha ou se todos os
músicos tocassem as mesmas notas da partitura! Por isso, capriche na definição
dos papéis de cada um dos colaboradores e, se possível, elenque com que setores
eles terão maior contato.
Para fazer um job description invejável,
aponte quais profissionais mais podem afetar o trabalho de cada um dos demais
colaboradores. Explicitar essa interdependência ajuda a fixar a ideia do
trabalho em equipe. E uma forma muito interessante de fazer um colaborador entender
as rotinas dos demais é permitir que ele rode por diferentes setores da
empresa, podendo captar melhor como sua rotina se liga ao dia a dia dos
colegas.
Estimule o Feedback
Esqueça a ideia de
que feedback só precisa ser dado
quando surge um acontecimento excepcional. Para desempenhar com excelência uma
atividade, é preciso aplicar às rotinas a estratégia PDCA, que planeja (Plan), executa (Do), avalia (Check) e age (Act) para corrigir ou
melhorar resultados.
Nesse processo, o feedback é essencial — tanto o dado
verticalmente, das lideranças para os liderados, como o dado horizontalmente,
entre profissionais da mesma hierarquia. Afinal, é principalmente por meio
desse retorno que o direcionamento é realizado de forma mais eficiente.
Então treine sua
equipe para trocar informações entre si, avaliando os processos e dando
feedbacks sobre o que pode ser aprimorado. Ajude os colaboradores a entender
que um processo inadequado pode ser melhorado antes mesmo de apresentar
resultados insuficientes ou indesejáveis, desde que os profissionais se
comuniquem.
Fomente a Comunicação
As reuniões de
alinhamento, ocasiões em que os gestores direcionam seus colaboradores rumo aos
resultados desejados pela empresa, são fundamentais. Contudo, elas não devem
ser vistas como única estratégia de comunicação entre as lideranças e seus
liderados. O ideal é fomentar canais oficiais de comunicação com seu público
interno e também com os parceiros.
O simples disparo
de uma newsletter semanal, quinzenal ou mensal, com as informações mais
importantes para toda a empresa, já ajuda a deixar os colaboradores atentos e
bem informados sobre as movimentações do negócio e os principais
acontecimentos.
No fim das contas,
quando a empresa desenvolve um bom trabalho em equipe, seus gestores nem
precisam se preocupar em controlar as despesas dos funcionários, porque
eles entendem que os valores desperdiçados prejudicam o desempenho da
organização e, consequentemente, os benefícios dos próprios empregados. É um
ciclo de positividade sem fim.
Pense nisto, tenha
uma ótima semana e bons negócios!
Fonte:
https://blog.99empresas.com/
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