Todas as
empresas estão sempre conquistando alguns clientes e perdendo outros. Sempre
haverá clientes que preferem esta ou aquela empresa para suprir suas
necessidades. Por mais que uma empresa invista em programas de fidelização,
será impossível segurar todos os clientes o tempo todo. O importante é que,
além de realizar ações para manter os clientes, precisamos estar sempre atentos
para conquistar novos.
“Prospecção”
é o nome que se dá em vendas à atividade de buscar novos clientes. Prospectar
clientes é a iniciativa que o profissional de vendas deve ter para aumentar as vendas
e substituir os clientes perdidos com o passar do tempo.
Uma das
primeiras etapas de vendas é a pré-venda, definida como o processo de
identificar e qualificar os clientes potenciais. A prospecção de clientes é uma
atividade que dá resultados, desde que feita com método e continuidade. Um
vendedor interno, quando está fora da empresa, pode fazer buscas na rua. Um
vendedor pracista, se estiver dentro da empresa, pode usar os recursos da busca
interna.
Fontes para
busca interna de clientes:
- Matérias em jornais;
- Páginas amarelas;
- Revistas técnicas;
- Pesquisa na internet;
- Catálogos e anuários;
- Conversas com fornecedores e clientes;
- Conversa com amigos e conhecidos;Ligações para clientes recentes;
- Contato com clientes inativos;
- Cadastros diversos.
- Visita porta a porta;
- Observação na rua e na circunvizinhança;
- Feiras, congressos e eventos;
- Sindicatos da categoria;
- Clubes, igrejas, ONGs e associações;
- Cursos e universidades;
- Indicações de gerentes de bancos;
- Conversas informais.
Hoje não
importa onde o produto é fabricado e por quem, mas onde é vendido, como é vendido,
quem compra e por que compra. Aumentar o número de clientes é uma espécie de
instinto de sobrevivência das empresas no mundo capitalista. Sem isso não há
como sobreviver diante de tanta concorrência. Em um passado não muito distante
os clientes eram esperados. Agora, um vendedor só está profissionalmente
completo quando for capaz de buscar clientes e não apenas esperar que eles
apareçam espontaneamente. Nesta busca, não se esqueça de sempre agradecer as
pessoas que lhes indicarem novos clientes, pois de mal-agradecidos o “inferno
está cheio”. Procedendo assim, estará incentivando novas indicações.
Pense
nisto!
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