Allyn Freman e Bob
Golden publicaram um livro intitulado “Por Que Não Pensei Nisto Antes?”. Nele
os autores perguntam: Já lhe aconteceu passar
os olhos pelo jornal, ler acerca de um novo produto lançado no mercado e dizer:
‘Mas eu já tinha pensado nisso..’»? Provavelmente pensou. A diferença está em
que outras pessoas com mais motivação, mais experiência e provavelmente mais dinheiro
converteram essa ideia original numa realidade. Elas alcançaram a fama e a riqueza
enquanto você continuará eternamente a questionar-se o que teria acontecido se
tivesse sido mais empreendedor.
Há três fórmulas possíveis para explicar por que razão essas pessoas ganharam dinheiro. Duas delas não exigem talento inventivo.
- Os inventores e criadores. Algumas pessoas tiveram sucesso graças a um golpe de gênio. É exemplo a criadora do Liquid Paper, um produto que qualquer pessoa poderia criar.
- Os espiões com espírito empreendedor. O segundo método é ir buscar a lâmpada que se acendeu sobre a cabeça de outra pessoa. Foi o que fez o francês Marcel Bich, que, cansado das esferográficas que borravam, decidiu fabricar uma caneta mais fiável e durável, a Bic.
- Os homens de marketing e capitalistas. A terceira via é comprar o capital de uma empresa em dificuldades e, através de ações de marketing e de uma gestão financeira sólida, torná-la rentável.
A partir de hoje
publicaremos algumas histórias inspiradoras de pessoas que inventaram ou lucraram
com produtos sem os quais hoje o mundo não seria igual.
Arthur Fry adorava
cantar no coro da igreja, mas aborrecia-o o fato de estar sempre a procurar a
página no livro de hinos, mesmo quando as marcava com pedaços de papel, que
facilmente caíam. Fry, que era cientista na 3M
Company, em St. Paul , Minnesota, lembrou-se de adesivo que
não colava, que fora desenvolvido alguns anos antes pelo seu colega Spencer Silver.
Esse adesivo tinha uma propriedade pouco usual: era suficientemente forte para
aderir, mas era facilmente removível.
A 3M acabara de iniciar uma política que permitia que os cientistas da empresa gastassem até 15% do seu tempo em projetos do seu interesse. Até chegar aos pedaços de papel foram precisos 18 meses, mas o departamento de marketing da 3M não se deixou impressionar: por que razão iriam os consumidores pagar bem por um pedaço de papel adesivo se podiam usar desperdícios de papel gratuitos? O segundo obstáculo com que Fry teve de se deparar foi apresentado pelos engenheiros mecânicos da 3M, que duvidavam ser possível aplicar uniformemente a cola num pedaço de papel. Decidido, Fry montou uma máquina na cave da sua casa e ultrapassou essa dificuldade.
Finalmente, em 1980 os papelinhos amarelos que colam, descolam e voltam a colar foram lançados nos Estados Unidos e no ano seguinte chegariam à Europa. Em 1983, as vendas totalizaram 45 milhões e, durante vários anos, aumentaram cerca de 85% anualmente. Quatro anos depois do seu lançamento, os Post-it eram já o produto mais bem sucedido em toda a história da empresa, que expandiu as vendas lançando blocos com novos formatos e cores e com mensagens ou logótipos impressos. Hoje, os Post-it estão entre os quatro produtos mais populares nos escritórios.
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