A Gestão da Qualidade pode parecer algo muito distante para as pequenas empresas
este artigo que encontrei em um dos sites que costumo visitar, ele fala um
pouco das necessidades de padronização e gestão de processos para pequenas e
micro empresas.
Há tempos estamos presenciando através dos meios de comunicação, tanto
escrita como falada, uma avalanche de referências a respeito das dificuldades
de sobrevivência por que passam as Micro e Pequenas empresas.
Os assuntos giram em torno de capital de giro, alta taxa de juros,
financiamentos, folha de pagamentos, negociação com fornecedores,
inadimplência, créditos, impostos, reforma tributária, concorrência,
competitividade, e por fim a própria sobrevivência.
Enfim, o resumo de tudo é como trilhar o caminho da sobrevivência.
Queremos através deste artigo, clarear e amenizar um pouco esta situação, oferecendo aos nossos pequenos empresários uma reflexão,
pois sabemos a importância e o que representam para a nossa economia, na
geração de emprego e renda.
A nossa proposta para reflexão, parte do princípio de que os pequenos e
micro empresários, na pessoa de seu proprietário, devem se conscientizarem da
importância que as oportunidades descritas no cenário acima, lhes estão
oferecendo, para iniciar a implantação de um programa de Gestão pela Qualidade em
suas empresas.
O mercado tem mostrado que a implantação de uma Gestão
pela Qualidade, torna uma empresa mais produtiva e competitiva, fortalecendo
assim a sua sobrevivência.
Não podemos esquecer, que por trás de muitos pequenos negócios,
estão pessoas que ao mesmo tempo administram, compram, vendem, vão ao
banco, realizam pagamentos, enfim são em muitos casos o “faz tudo” nas
empresas.
Entretanto, é esta mesma pessoa que precisa parar por um instante, e
tomar uma decisão, que rapidamente mudará os destinos, para melhor,
de seu negócio, promovendo melhorias, cujos reflexos imediatos, será na maior
competitividade e na elevação da satisfação dos Clientes.
A seguir apresentamos os desafios a serem enfrentados pelo pequeno
empresário, na implantação de uma Gestão
pela Qualidade, e que o auxiliará
na sobrevivência de sua empresa.
O primeiro Desafio, será desenvolver um modelo de
Gerenciamento participativo, mudando a maneira antiga de “tocar” o negócio,
para um novo modelo, com planejamento, delegação e treinamento, gerando mais
participação de seus funcionários, o que resultará também na maior motivação de
sua equipe.
O segundo desafio, será utilizar o planejamento como ferramenta
em todas as atividades da empresa, seja ela de qualquer natureza,
com o objetivo de evitar ações impensadas, que na maioria das vezes geram
altos custos, falhas e desperdícios de toda espécie.
O terceiro desafio, será monitorar continuamente o ambiente
interno e externo da empresa, registrando, pesquisando e analisando tanto
o clima dos funcionários, como a satisfação dos Clientes externos, o que
garantirá o contínuo aprimoramento de seus produtos ou serviços.
O quarto desafio, será deixar a informalidade, o mercado
atual, não comporta mais gerir uma empresa com decisões informais, com base na
intuição, pois elas tem contribuído para a perda de competitividade.
Uma administração moderna, não comporta mais decisões com base na
informalidade, exigindo, assertividade, velocidade e agilidade, e este desafio
poderá ser obtido com a prática da Gestão
pela Qualidade.
O Quinto desafio, será divulgar o seu produto ou serviço de
maneira correta. Para muitos empresários, a propaganda “boca a boca”,
ainda é a melhor divulgação, mas em tempos globalizados e informatizados,
devemos e precisamos utilizar novas estratégias de publicidade, para atingir
os clientes, garantindo um retorno mais rápido aos investimentos
realizados.
Muitas empresas apesar de possuírem excelentes produtos ou serviços, vivem engatinhando, por não praticarem uma publicidade de modo eficaz, muitas vezes jogando dinheiro fora, justamente por fazer uma divulgação correta.
Muitas empresas apesar de possuírem excelentes produtos ou serviços, vivem engatinhando, por não praticarem uma publicidade de modo eficaz, muitas vezes jogando dinheiro fora, justamente por fazer uma divulgação correta.
A maior dificuldade nestas mudanças, está na cultura de nossos pequenos empresários, resistentes à modelos de gestão, onde a participação dos funcionários é a principal exigência.
Portanto, a aplicação dos princípios da Gestão
pela Qualidade, é uma questão de
sobrevivência, para centenas de pequenas empresas.
São decisões simples de tomar e que passa a ser a tábua de
sobrevivência de nossos pequenos empresários, elevando assim, a
qualidade, a produtividade e a competitividade, num cenário de muitas
dificuldades e com altíssima concorrência.
Os resultados imediatos logo aparecerão, como; melhor planejamento das
atividades, maior motivação e colaboração dos funcionários, melhor organização
interna, redução dos custos operacionais, menos desperdícios, maior
produtividade, elevação do espírito da equipe, maior satisfação dos Clientes, e
por fim contribuindo para a sobrevivência da empresa.
Se o leitor tiver dúvidas sobre o assunto me escreva que posso te
ajudar.
Pense nisto e boa semana.
Pense nisto e boa semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário