Muita gente foge da conversa quando se fala
de indicadores ou sobre medição. Mas isso não é um bicho de sete cabeças. Os
indicadores de gestão são as medidas utilizadas para determinar o sucesso de um
projeto, processo ou organização. Eles são estabelecidos pela empresa e utilizados
ao longo do ciclo de vida do evento para avaliar o desempenho e resultados.
Para simplificar o seu entendimento
usaremos a caso do Marriot Hotéis que utiliza indicadores para medir a
satisfação de seus clientes:
O sistema de amostragem e inspeção, regular
e científico, do Marriot Hotéis, é suplementado por um Índice de Satisfação do
Hóspede (ISH), menos formal e mais aberto, compilado a partir dos formulários
deixados nos apartamentos e preenchidos voluntariamente pelas pessoas. Como os
dados do ISM são coletados mais frequentemente do que os resultados das
pesquisas cientificamente administradas por terceiros, eles são usados como indicadores permanentes de como o hotel está recebendo seus hóspedes.
Conta um dos seus gerentes-gerais que
caracteriza o seu ISM do seu estabelecimento como uma verificação da realidade. Esse índice responde à pergunta: Somos tão bons quanto pensamos que somos?
Os resultados da ISM são levados tão sério
quanto os resultados das pesquisas mensais por telefone. As classificações são
afixadas regularmente nas áreas de trabalho dos colaboradores. São promovidas
reuniões para a discussão dos pontos atribuídos e do que eles dizem a respeito
da qualidade do atendimento. Comentários por escrito são afixados para que os
colaboradores os leiam.
O gerente-geral acredita muito no valor de
combinar os comentários escritos pelos hóspedes com os índices das pesquisas
formais, formando um quadro geral das opiniões dos hóspedes. Enfatizamos os bons resultados, os
comentários positivos – eles comunicam o padrão – explica ele. Usamos as reclamações e maus resultados para
discutir melhorias – eles nos mostram quão distantes estamos da meta.
Pense nisso e crie indicadores para medir a
sua empresa.
Até a próxima semana.
Bibliografia
ZENKE, Ron & SCHAAF, Dick – A Nova Estratégia de
Marketing, São Paulo, Herbra
SILVA,
Antomar
Marins e – Sonhar é para Estrategistas, Rio de Janeiro, Ciência Moderna
SILVA,
Antomar
Marins e – Você Monitora a sua Empresa?, Rio de Janeiro, Marins & Molnar
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