Mais que uma frase de
efeito “fazer diferença” ou “agregar valor“ tornou-se premissa máxima para quem
que se destacar no meio onde vive. Do ambiente corporativo ao informal, fazer
com mais qualidade e menor custo produtos ou serviços é o desafio de todo
profissional na empresa contemporânea. Para que você saiba a importância desta
nova dimensão, que passa a ser exigida cada vez mais nas empresas, preparamos
as seguintes reflexões. Vamos a elas:
Avalie-se
O que você tem feito na
sua empresa pode ser considerado como de excelência? Você incorpora novas idéias,
formatos e usos para os produtos ou serviços de sua organização? Qual foi a
última e relevante contribuição sua para a empresa em que trabalha? Estas
perguntas devem ser respondidas com muita transparência por você e, caso
perceba dificuldade em respondê-las, é hora de avaliar sua contribuição como
agente “agregador de valor“.
Diferenciais
Fazer o que os outros
já fazem em funções similares é condição necessária, mas não suficiente para
você “destacar-se na multidão“. O conceito de “agregar valor“ ganha força exatamente
por estimular ações que têm impacto direto nos resultados – ou seja, agregar é
sinônimo de resultado positivo, seja qual for o negócio e a atividade em que
estejamos envolvidos.
Empregabilidade
Para sair-se bem em
processos de reestruturação, fusão ou qualquer outra forma de mudança ocorrida
na empresa, uma competência se destaca das demais, ou seja, a capacidade de “agregar
valor“. Tal postura no âmbito da organização, no entanto, é fruto de muito trabalho
e cultura com ênfase em resultados. De nada adianta a melhor das idéias, se não
agregamos à mesma uma maneira mais inteligente ou racional de comprar, produzir,
comercializar e gerar resultados incrementais.
O fator motivação
Agregar valor é ato
humano e de natureza motivacional. Quanto mais motivado e satisfeito você
estiver no desempenho de suas atividades, mais condição terá de contribuir com
idéias que possam se transformar em diferenciais competitivos. O contrário
nesta equação também se verifica, ou seja, se procedemos exatamente como está
prescrito, dentro da previsibilidade racional do cargo, estamos apenas fazendo
o básico e recebendo a contrapartida para tal, sem gerarmos nenhuma perspectiva
de crescimento e reconhecimento.
O papel da empresa
A responsabilidade da
empresa na agregação de valor à vida corporativa é de vital importância.
Facilitar e criar canais de comunicação e favorecer uma administração leve e
receptiva para novas idéias é o caminho para despertar nos profissionais a
motivação para fazer mais com menos. A cultura da maior parte das empresas, que
antes resistia a movimentos participativos, hoje sabe que só através de metas
partilhadas e negociadas chega-se a resultados duradouros e sustentados.
O uso de indicadores
Agregar valor só tem
visibilidade e sustentabilidade se as contribuições forem suportadas por
processos bem construídos, ou seja, que cada contribuição possa estar aberta e
disponível a todos da empresa e, claro, gerando os efeitos positivos previstos.
Para tal, a empresa deve possuir o seu conjunto de indicadores e permitir que
estes possam ser aperfeiçoados a cada dia.
Dimensão estratégica
Agregar valor só terá
eficácia se as ações forem direcionadas ao rumo estratégico da empresa ou de
seu projeto pessoal.
Agregar valor e recompensa
A empresa deve possuir
mecanismo que reconheça as iniciativas de agregação de valor pelos funcionários
e tais mecanismos devem, inclusive, servir como estimulo para os demais colaboradores
da instituição.
Agregar valor para si
Não devemos perder a
orientação maior de que o principal beneficiado com a competência “agregar
valor“ bem desenvolvida é você! Toda e qualquer contribuição a uma entidade
passa por diversos estágios e, quando de sua implementação, se concretiza, na
prática, o diferencial que se somou. Portanto, desenvolva a partir de hoje a “
mentalidade agregadora “ de valor pois, desta forma, você estará garantindo,
além de sua empregabilidade, a contribuição efetiva para as instituições atuais
que necessitam de seus serviços.
Para pensar
E você como líder,
agrega valor a sua empresa? O líder deve ser exemplo de bom comportamento para
os empregados, as crianças, ou quem que esteja liderando. Se o líder gritar ou
perder o controle, podem estar certos de que o time também perderá o controle e
tenderá a agir de forma irresponsável. É importante, que você crie um ambiente
seguro, em que as pessoas possam cometer erros sem terem medo de ser advertidas
de forma grosseira, aos berros.
Nosso trabalho como
líderes é mostrar-lhe a distância entre seu desempenho e o desempenho esperado
pela empresa. Isto pode e deve ser feito de forma calma, respeitosa e firme,
não precisa ser uma bronca. Disciplina vem da mesma raiz de “ discípulo “ que
significa ensinar ou mudar o comportamento, treinar a pessoa, e não punir a
pessoa.
Pense nisto e até a
semana que vem!
Autor: Franco Neto - Formação em Administração Comercial do
Varejo - Faculdade CDI de Fortaleza, MBA Administração e Negócio - Faculdade
Ateneu Núcleo Aldeota. Gerente de grandes organizações no mercado nacional. Autor
de artigos sobre marketing e vendas. - franco-neto2004@ig.com.br
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