Ebooks Grátis

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

NÃO DESPERDICE SEU TEMPO

Segundo Roger Merrill, um consultor de renome internacional, co-autor do livro First Things First, que já vendeu mais de 3 milhões de exemplares: “Na turbulência do século XXI” estamos ‘soterrados’ com fatos tais como:

  • A existência de uma evidente pressão constante para se realizar mais com orçamentos cada vez menores;
  • O aparecimento de mais oportunidades que cada pessoa pode aproveitar;
  • A inundação de e-mails que tomam um tempo incrível de cada indivíduo;
  • A impressão de que cada pessoa está sempre em crise;
  • A necessidade de fazer coisas demais, com todas parecendo ser importantes;
  • A falta de equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional;
  • A constatação de que quanto mais se faz, mais coisas aparecem para ser feitas;
  • O surgimento de um terrível cansaço, uma verdadeira exaustão, no final de quase todos os dias.

Como muitos de nós não conseguem saber o que é realmente importante, tudo acaba parecendo importante. E quando tudo parece importante, achamos que temos de fazer tudo, o que é uma estratégia errada.

Por outro lado, pessoas nos vêem fazendo tudo e passam a esperar que façamos tudo. É sempre bom lembrar que quem quer ser bom para todo mundo, acaba não sendo bom para ninguém.

Para conseguir uma gestão de tempo eficaz é vital que cada pessoa aplique cinco princípios:

  • 1º Princípio – Proatividade – significa que cada um deve diminuir seu círculo de preocupação – quando o foco é na reação – aumentando seu círculo de influência, antecipando-se aos problemas.
  • 2º Princípio – Importância – quando deve ficar bem claro o que é urgente e o que é importante, e conseqüentemente o que não é nem importante e nem urgente. As organizações de alto desempenho são aquelas que gastam a maior parte do seu tempo no quadrante do não urgente e não importante, ou seja, agindo na prevenção, no planejamento, estabelecendo relacionamentos, privilegiando o empowerment (autonomia para os funcionários), desfrutando do descanso necessário etc.
  • 3º Princípio – Expectativa – sabendo que ela pode ser real, ou melhor, fundamentada em algum princípio eterno ou universal, ser então realista, baseada naquilo que, em vista da nossa situação, podemos razoavelmente esperar atingir ou nos tornar. Assim, nunca devemos confundir a confiança de que acabaremos nos prevalecendo – confiança que jamais podemos nos permitir perder – com a disciplina para enfrentar os fatos mais brutais da nossa realidade atual, quaisquer que sejam.
  • 4º Princípio – Otimização – isto é, aplicando processos de trabalho de eficiência comprovada, os quais quando implementados com sabedoria nas circunstâncias em que nos encontramos, ajudam a maximizar o valor do tempo de cada pessoa.
  • 5º Princípio – Inteligência da navegação – que significa levar até o fim o que cada um, no começo de uma semana, decidiu ser importante fazer, ou então tendo a inteligência de fazer sem temor ajustes caso um desafio ou uma oportunidade inesperada seja realmente mais importante do que aquilo que alguém tenha planejado no início de um período curto de trabalho.

Realmente, é muito boa essa “receita” dada por Roger Merrill para que cada um administre melhor o seu tempo!

Dica: Baixe grátis - planilha desenvolvida em Excel com o objetivo de ajudá-lo a organizar melhor o seu dia administrando e aproveitando melhor o seu tempo. http://superdownloads.uol.com.br/download/52/administracao-tempo/

Fonte: COVEY, Stephen R., MERRILL, A. Roger e MERRILL, Rebecca R. – First Things First, http://www.amazon.com/First-Things-Stephen-R-Covey/dp/0684802031

SILVA, Antomar Marins e – Sonhar é para Estrategistas, Ciência Moderna, Rio de Janeiro – www.lcm.com.br/

2 comentários:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.