Ebooks Grátis

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

SUSTENTABILIDADE

Nunca antes se ouviu falar tanto em sustentabilidade como nos dias atuais, entretanto, poucos sabem o que é. Sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

De acordo com o Relatório Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, sustentabilidade é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

Ela abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.


Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:

Ecologicamente correto;

Economicamente viável;

Socialmente justo; e

Culturalmente aceito.

Em artigo publicado na Revista Potência, Marcos Sutiro, Diretor do Colegiado Abreme, escreve:

O futuro do planeta depende muito das ações do presente. Precisamos encarar com seriedade esse desafio colaborando e divulgando a necessidade do equilíbrio ambiental para que as futuras gerações possam usufruir em mundo melhor que o atual.

Cabe a cada um de nós avaliar o nosso modo de vida e, depois, rever alguns conceitos que impactam diretamente na preservação do meio em que vivemos.

Seguem algumas dicas:

Armazene o óleo de cozinha usado em garrafas PET e doe às instituições para a transformação em sabão;

Não deixe a porta da geladeira aberta e evite guardar os alimentos ainda quentes;

Diminua o tempo no banho e escove os dentes com a torneira fechada;

Evite o uso de das sacolas plásticas, utilize as retornáveis;

Ilumine a sua casa com moderação e prefira as lâmpadas econômicas;

Economize papel. Na internet não imprima sem necessidade e quando for preciso, use os dois lados da folha;

Separe corretamente o lixo para reciclagem.

É sempre bom lembrar que somo simplesmente hóspedes na terra, portanto, devemos obedecer às leis locais e deixar um mundo melhor daquele que recebemos. Estas são pequenas atitudes que tornarão nosso planeta mais sustentável aos nossos filhos e netos.

Um comentário:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.