Ebooks Grátis

sábado, 9 de julho de 2011

OS ATORES DO COACHING

Assim com no teatro, na qualidade ou na vida o Coaching também tem atores: o Coach, profissional treinado e preparado para conduzir o processo, e o Coachee, cliente, pessoa que busca, com a ajuda do Coach, atingir determinado resultado em sua vida. Este é o ator principal do processo, enquanto que o Coach é o ator coadjuvante.

A primeira etapa se inicia com uma entrevista entre Coach e Coachee para se esclarecer o papel de cada um durante o processo. Isto é feito para que o Coach possa fazer o Coaching Education, que significa explicar tudo sobre o processo ao Coachee. Essa etapa é importante, pois é nela que se estabelece a relação de confiança que se aprimora ao longo do processo. Vale lembrar que a primeira reunião com o Coaching costuma ser gratuita. Esse é o momento para que um conheça o outro.

Acertadas as bases o Coach e o Coachee eles assinam um contrato, um documento formal e inicia-se o trabalho.

Normalmente se começa um assessment, um levantamento de como o Coachee se sente e o que ele quer melhorar em sua vida. Para isso usamos algumas ferramentas que facilitam o processo dando ao Coachee o conforto e a confiança necessários para expor suas questões de forma segura e protegida.

Nesta etapa se desenvolve no Coachee a responsabilidade pelo seu objetivo, ou seja, somente ele, pode ser responsável por sua vida e por seus objetivos.

Uma vez definido o objetivo a ser trabalhado, há que se manter o foco neste objetivo e apoiar o Coachee a entrar em ação. Nessa etapa, que pode levar algumas sessões, o Coachee pode criar empecilhos, isto é, série de fatores comportamentais que o impediam de atingir tal objetivo como, por exemplo: “não tenho tempo”, “eu não consigo”, “não tenho talento” etc.

O trabalho do Coach é ajudar o Coachee a remover as suas barreiras e liberá-lo para entrar em ação em direção ao seu objetivo.

Em cada sessão há uma tarefa a ser realizada e isso ajuda o Coachee a entrar em ação e descobrir, aprendendo que ganha a cada tarefa realizada. Essa é uma etapa muito rica, pois é daí que o Coach levanta informações importantes para descobrir qual a melhor forma de ajudar o Coachee a atingir seu resultado. Durante este processo se levanta a melhoria que o Coachee vai aferindo ao longo do processo de forma a encorajá-lo a seguir em frente.

Todas as pessoas têm algo que querem melhorar, todo mundo que está em um ponto A pode querer ir a um ponto B. O trabalho de Coaching é ajudar o Coachee a fazer essa travessia com segurança, confiança e no melhor prazo possível.

Pense sobre isso. Existe alguma coisa que você queira melhorar, um comportamento, uma emoção congelada, uma competência a ser desenvolvida? Se houver, pense em contratar um Coach. Tenha certeza que ele  pode ajudar você a se tornar mais confiante e competente na busca de seus objetivos.

Fonte: Adaptado do artigo Como Funciona o Processo de Coaching (gradualinvestimentos.com.br) pelo Prof. A. Marins - marins@antomarmarins.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...