Ebooks Grátis

segunda-feira, 16 de março de 2015

VOCÊ SABE O QUE É ANOSOGNOSIA?

Um velho amigo Flávio Pinto Ramos, professor e jornalista, que hoje mora do Rio Grande do Sul, me enviou esta matéria. Como achei muito oportuna, pois alguns amigos andaram confidenciando que sua memória “anda faltando”.

Alguns disseram que quando tem que interromper o pensamento sente dificuldade de continuar a conversa do ponto em que tinha deixado. Muitas vezes pensei que tinha um inimigo dentro da minha cabeça, cujo nome começa por Alz...

Confesso que algumas vezes também fiquei preocupado pois minha memória falhou, principalmente quando estava escrevendo um livro ou um artigo para meu blog ou um novo projeto. Mas hoje li o texto que Flávio enviou que me deixou bem mais tranquilo, por isto passo a transcrevê-lo para os meus leitores. Diz ele:

Se você tem consciência dos seus problemas de memória, então é porque ainda não tem problemas.


Existe um termo médico que se chama anosognosia, que é a situação em que você não recorda temporariamente de alguma coisa. Metade dos maiores de 50 anos apresentam algumas falhas deste tipo, mas é mais um fato relacionado com a idade do que com a cabeça.

Queixar-se de falhas de memória, é uma situação muito comum em pessoas com 50 ou mais anos de idade. Se traduz por não se recordar um nome próprio, entrar num cômodo da casa e esquecer o que ia fazer ou buscar lá, esquecer um nome de um filme, ator, canção, não se lembrar onde deixou os óculos ou o celular etc.


Muitas pessoas preocupam-se, muitas vezes em excesso, por este tipo de esquecimento. Daí uma informação importante: Quem tem consciência de ter este tipo de esquecimento, é todo aquele que não tem problemas sérios de memória. Todos aqueles que padecem de doença de memória, com o inevitável fantasma de Alzheimer, são todos aqueles que não tem registro do que efetivamente se passa.

B. Dubois, professor de neurologia de CHU Pitié-Salpêtrière, encontrou uma engraçada, mas didática explicação, válida para a maioria dos casos de pessoas que estão preocupadas com os seus esquecimentos: “Quanto mais você se queixar dos seus problemas de memória, você terá menos possibilidade de sofrer de uma doença de memória.”

Este documento é dedicado a todos os esquecidos que me recordo.

Se esquecerem de compartilhar este texto com os amigos, não se preocupem porque não será Alzheimer... será os muitos anos que pesam dentro de sua cabeça!


Pense nisto e uma boa semana!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...