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sábado, 21 de maio de 2016

O PRIMEIRO CONTATO O CLIENTE NÃO ESQUECE

Toda venda começa na abordagem ao cliente. Deixar o consumidor à vontade e ficar por perto deve ser a orientação dos lojistas às equipes. Os clientes não querem se sentir pressionados, mas gostam de saber que os vendedores estão disponíveis e capacitados para ajudá-los.

É preciso mostrar o interesse da loja em atender ao consumidor. Mesmo que a mercadoria tenha acabado é possível efetuar a venda com a oferta de produtos similares ou dando a opção de entrega em domicílio quando o estoque for renovado. "Suas técnicas de abordagem são eficazes?".


O despreparo de muitos vendedores é o motivo principal das falhas no atendimento. "Acontece que o proprietário, muitas vezes, não tem treinamento. E, por isso, não sabe cobrar seus funcionários."

Suas técnicas de abordagem são eficazes?

1.      O cliente entra na loja, qual sua ação?

a.    Não cumprimenta e pergunta: "deseja algum produto?"
b.    Cumprimenta e pergunta: "posso ajudá-lo?".
c.    Cumprimenta e fica observando por algum tempo antes de abordá-lo.
d.    Cumprimenta, deseja boas vindas e oferece alguma oferta.

2.    O cliente para e observa a vitrine, qual sua ação?

a.    Não aborda o cliente enquanto ele não entra na loja.
b.    Aborda o cliente e pergunta: "posso ajudá-lo?"
c.    Oferece outros produtos, que não estão expostos.
d.    Aborda cliente com assuntos gerais, para criar um clima comercial.


3.    O cliente entra na loja e observa algum produto exposto, qual sua ação?

a.    Começa destacando as características daquele produto sem deixar o cliente falar.
b.    Pergunta se gostou do modelo e indaga: "posso tirar a nota?"
c.    Oferece outros modelos daquele produto e aqueles que estão em oferta.
d.    Faz muitas perguntas para saber realmente o que o cliente necessita.

4.    O cliente entra na loja e pergunta sobre um produto que não tem no estoque.

a.    Você vai logo dizendo: "não temos mais este produto".
b.    Diz: "passe outro dia que estamos para receber novo estoque".
c.    Pede ao cliente que aguarde enquanto vai verificar e volta oferecendo um produto similar.
d.    Comunica: "estamos em falta, mas posso entregar em sua casa no dia tal".


5.    O cliente observa produto e pergunta se há outro tamanho ou cor.

a.    Você vai logo dizendo: "só temos os itens que estão expostos".
b.    Informa que são as últimas peças e que estão em promoção.
c.    Pergunta qual o tamanho e a cor e auxilia o cliente para que ele veja o estoque disponível.
d.    Pergunta quais as cores e tamanhos e leva produtos similares para o cliente ver.

6.    O cliente entra na loja para trocar um produto, qual sua ação?

a.  Vai logo dizendo: "não trocamos aos sábados, volte outro dia".
b.  Informa ao cliente: "este produto estava em promoção, não trocamos".
c.   Procura saber quais os motivos e tenta convencê-lo a não trocar.
d.  Deixa o cliente dizer tudo sobre a troca e o atende com outro produto, tentando venda adicional.


7.    O cliente telefona para loja e pergunta sobre algum produto, qual sua ação?

a.    Vai logo dizendo: "não atendemos pelo telefone, somente na loja".
b.    Orienta para procurar a loja da rede mais próxima da casa dele.
c.    Pergunta sobre qual produto deseja e tenta fazer a venda.
d.    Atende como se ele estivesse na loja e manda entregar em casa.

Resultados

Some um ponto para cada resposta A, dois pontos para cada B, três para cada C e quatro para D.

De 25 a 28 pontos. Você é um ótimo vendedor e sabe lidar com as mais diferentes situações.
De 21 a 24 pontos. Bom vendedor, mas precisa de mais cursos para não perder as qualidades que já possui.
De 15 a 20 pontos. Precisa melhorar bastante. Preste atenção em quem já tem mais experiência e faça cursos de reciclagem.
De sete a 14 pontos. Você precisa rever seus conceitos sobre abordagem.


Pense nisto e tenha uma ótima semana de bons negócios!

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