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quinta-feira, 9 de julho de 2020

O TRADE MARKETING E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DE VENDAS


Segundo Philip Kotler, “marketing é a ciência que estuda, cria e entrega valor com lucro para um mercado-alvo, após identificar suas necessidades e desejos não realizados”.

Esse conceito também faz parte do marketing de varejo, traduzindo-se através do trade marketing, onde aparece como fator importante para a tomada de decisão do consumidor e ponto focal para empresários em sua gestão voltada ao marketing, agindo junto aos canais de distribuição.

Entenda melhor a seguir!


O que é Trade Marketing?

trade marketing pode ser definido como o conjunto de ações usadas nos canais de distribuição pelas partes que compõem a cadeia de vendas, ou seja, das marcas (indústria), das lojas (pontos de venda) e dos consumidores, com a finalidade de aumentar a percepção de valor do produto, além de maximizar a rentabilidade da empresa.

Em suma o trade marketing é uma área que atua onde o consumidor está.

Qual a importância do Trade Marketing?

Em pesquisas recentes realizadas pela Nielsen, consultoria que estuda tendências e hábitos dos consumidores em mais de 100 países ao redor do mundo, em média 70% das decisões de compra são tomadas no PDV, sendo 50% delas por impulso.


Isso quer dizer que, apesar de todas as ações de comunicação e marketing voltadas aos consumidores, é no ponto de venda que eles acabam fazendo a sua escolha. Sem dúvida, um percentual considerável!

E quais os benefícios do Trade Marketing?

Essencialmente em uma estratégia B2B (de negócio para negócio), o trade marketing visa, dentre outros alvos, a união entre fabricantes e revendedores, objetivando que ambos vendam mais produtos e/ou serviços.


Se por um lado as pesquisas mostram um ótimo desempenho do PDV, como instrumento estratégico no momento na tomada de decisão por parte dos shoppers (com-sumidores), saiba que elas também comprovam algumas outras vantagens do trade marketing.

Acompanhe!

Aumento do seu market share

Um dos objetivos do trade marketing é aumentar o market share dos lojistas e fabricantes, neste caso o lojista, por exemplo, acaba obtendo o aumento da venda de determinado produto em promoção e também ganhando automaticamente espaço no mercado e o fabricante, a possibilidade do aumento de vendas em determinada categoria de produtos, incentivando a abertura de novos mercados.

A fidelização do consumidor

Já que um dos maiores objetivos do trade marketing é integrar a venda do produto ou serviço à promoção, a consequência natural desse processo é a aproximação do consumidor com a marca.


Sendo assim, a parceria entre fabricantes e revendedores permite um melhor aproveitamento da promoção de ofertas, visto que inclusive é possível desenvolver ações de co-marketing (em parceria), facilitando desta forma, a aquisição do produto ou serviço e fidelizando a marca junto ao cliente.

Fortalecimento da parceria

Quando a indústria e o revendedor firmam um acordo, ganham as duas partes, além do consumidor, que certamente obterá a melhor oferta.


trade marketing melhora inclusive a troca de informações estratégicas, as quais resultam em um número maior de clientes no PDV, no aumento da rentabilidade e no giro de estoque, o que leva ao fortalecimento da relação entre toda a cadeia de vendas.

E então, que tal contratar um profissional especialista em marketing ou trade marketing para sua empresa?

Pense nisto, invista nisto e ganhe em resultados!

Autor -Sólidus Smarthttp://blogdolojista.com.br/

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