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domingo, 13 de setembro de 2020

CHEGANDO À RAIZ DE UM PROBLEMA RAPIDAMENTE COM 5 PORQUÊS


Alguma vez você já teve um problema que se repetiu seguidamente? Por mais que você fizesse, ele insistiria a voltar, às vezes de outra forma?

 

Problemas “teimosos” e “repetitivos” na maioria das vezes são sintomas de problemas mais profundos. A "solução rápida" pode parecer conveniente, mas é apenas uma solução temporária e na maioria das vezes resolve apenas parte do problema.



Para resolvê-lo corretamente, você precisa se aprofundar através das causas-raiz para a causa subjacente. Este artigo analisa a “Técnica 5 Porquês”, de Sakichi Toyoda - uma ferramenta simples, mas poderosa para rapidamente descobrir a raiz de um problema.

 

Sobre a ferramenta

 

Sakichi Toyoda, um dos pais da revolução industrial japonesa, desenvolveu a técnica nos anos 1930. Ele era um industrial, inventor e fundador da Toyota Industries. Sua técnica se tornou popular na década de 1970 e a Toyota hoje ainda a usa para resolver problemas.

 

Toyota tem uma filosofia de "ir e ver". Isto significa que a sua tomada de decisão é baseada em uma compreensão profunda dos processos e condições no chão de fábrica, em vez de refletir o que alguém pensa em uma sala de reuniões que pode estar acontecendo.

 

A Técnica de 5 Porquês é fiel a esta tradição, e é mais eficaz quando as respostas vêm de pessoas que têm experiência prática do processo que está sendo examinado. É extremamente simples: quando um problema ocorre, você deve identificar a sua natureza e origem, perguntando "por que" nada menos do que cinco vezes.

 

Entender a técnica com um exemplo é mais fácil:

 

Problema:

 

O cliente está se recusando a pagar os folhetos que você imprimiu para ele.

 

1.    Por quê? A entrega foi tarde, os folhetos não poderiam ser usados.

2.    Por quê? O trabalho levou mais tempo do que o previsto.

3.    Por quê? O preço de tinta da impressora.

4.    Por quê? A tinta foi usada toda em um grande pedido de última hora.

5.    Por quê? Nós não temos tinta suficiente em estoque, e nós não temos um fornecedor que entregue com rapidez suficiente.

 

Contra medida:

 

Nós precisamos encontrar um fornecedor que entregue tinta a muito curto prazo.

 

Ao usar a ferramenta

 

Você pode usar os cinco porquês na solução de problemas, melhoria da qualidade e resolução de problemas, mas é melhor para problemas simples ou moderadamente difíceis.

 

Para problemas mais complexos ou críticos, pode levá-lo a seguir uma única faixa de inquérito quando pode haver várias causas. Aqui, um método mais abrangente, tal como Análise de Causa e Efeito pode ser mais eficaz.



Esta técnica simples, no entanto, muitas vezes pode rapidamente direcioná-lo para a raiz do problema. Assim, sempre que um sistema ou processo não está funcionando corretamente, experimentá-lo antes de embarcar em uma abordagem mais aprofundada.

 

A simplicidade desta ferramenta lhe dá uma grande flexibilidade, também, e ele combina bem com outros métodos e técnicas. Ela é frequentemente associada com Manufatura Enxuta  (também parte do Toyota Production System), onde é usado para identificar e eliminar as práticas de desperdício. Ele também é usado na fase de análise do Six Sigma metodologia de melhoria de qualidade.

 

Como usar a ferramenta

 

A 5 Porquês é uma ferramenta simples e prática que é muito fácil de usar. Quando surge um problema, simplesmente manter fazendo a pergunta "por que" até chegar a fonte subjacente do problema, e até uma contramedida robusta torna-se aparente.



Cada vez que você perguntar "por quê", procure uma resposta que está fundamentada na verdade: deve ser uma conta de coisas que têm de fato aconteceu - não eventos que poderiam ter acontecido. Isso impede que os cinco porquês tornando-se apenas um processo de raciocínio dedutivo, que pode gerar uma série de possíveis causas e, às vezes, criar mais confusão.


Continuo a perguntar "por que" até se sentir confiante de que você tenha identificado a causa raiz e pode ir mais longe. Neste ponto, uma contramedida adequada deve tornar-se evidente. Se você não tem certeza se você descobriu a causa raiz real, considere o uso de uma forma mais aprofundada técnica de resolução de problemas como Root Cause Analysis.

 

Pontos Chave

 

A estratégia 5 Porquês é um fácil de usar, ferramenta eficaz para descobrir a raiz de um problema. Você pode usá-lo na solução de problemas, resolução de problemas e iniciativas de melhoria da qualidade.



Comece com um problema e perguntar "por quê" que está ocorrendo.
 Certifique-se de que sua resposta está fundamentada na verdade, em seguida, perguntar "por que" novamente. Continuar o processo até chegar à causa raiz do problema, e você pode identificar uma contramedida que o impede recorrentes.

 

Tenha em mente que este processo de questionamento é mais adequado para problemas simples para moderadamente difícil. Problemas complexos podem se beneficiar de uma abordagem mais detalhada.

 

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

 

Autor desconhecido


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