Ebooks Grátis

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

TEAM BUILDING X OUTDOOR TRAINING: O QUE É E PARA QUE SERVEM

Como montar uma ferramenta de gestão que reduzirá as perdas da empresa aumentará seus ganhos e a satisfação das pessoas relacionadas com a organização e gerará melhores condições para a perpetuação do negócio?

A jornada da empresa em direção ao sucesso acontece através de um processo planejado e sistemático de gestão, com foco no negócio, orientado pelas informações do mercado e concentrado nas necessidades e percepções dos clientes.

 

No passado havia os diagnósticos feitos através de extensas listas de verificação. Hoje existem outras ferramentas mais poderosas como o Team Building e o Outdoor Training. 

O que é Team Building 

Imagine colocar profissionais de diversas áreas – finanças, marketing, produção, administração, vendas, compras etc., e culturas diferentes objetivando, principalmente, trabalharem em equipe, sem conflitos e com fortes vínculos. Através do Team Building isto é possível. 

O Team Building é uma fórmula inovadora de criar laços relacionais mais profundos entre colaboradores da mesma empresa ou organização, de forma a que a sua empresa consiga atingir níveis de produtividade superiores e maior satisfação da equipe no desempenho das suas funções. 

O que é Outdoor Training 

O Outdoor Training (treinamento ao ar livre) é uma ferramenta alternativa originada após a segunda Guerra Mundial na Inglaterra e nos Estados Unidos. Nessa época foi utilizado nas escolas com o objetivo de aplicarem os conceitos militares às empresas com o objetivo de disseminarem estratégias que fomentassem a relação entre os executivos e os colaboradores da empresa. 

O Outdoor Training é um programa de treinamento gerencial. Ele é realizado de forma vivencial simbólica da realidade, onde se desencadeiam questões que confrontam o homem com situações limites, em relação aos aspectos tanto subjetivos (psicológicos) quanto objetivos gerenciais (realidade pessoal e profissional). 


O Outdoor Training é realizado de forma integralmente dinâmico e visa acelerar o processo de aprendizagem, utilizando-se da teoria construtivista, objetivando o desenvolvimento pessoal, em equipe e o aprimoramento de habilidades gerenciais ou específicas para enfrentarem os desafios em suas áreas de atuação. 

Durante a simulação, são tomadas decisões relacionadas com a formulação e execução de ações globais relacionadas às principais áreas da organização ou de determinado departamento, por exemplo, assim como a análise das consequências de suas decisões. 

Vantagem de utilizar as metodologias 

Pesquisadores da área humana e social vêm buscando métodos de aprendizagem objetivando o desenvolvimento e aprimoramento de profissionais. Entre tantas técnicas e metodologias experienciais, consideradas como de ponta para as organizações.


Estudos realizados demonstraram que 23% do que se escuta numa sala de aula é retido pelo treinando; índice ampliado para 43% quando se utilizam recursos audiovisuais; chegando a 70% caso a pessoa se submeta a uma experiência real, associada ao próprio dia-a-dia. 

O modelo clássico de aprendizagem não integra elementos que o modelo que o Team Building e Outdoor Training apresentam. Além da abordagem construtivista é agregada a técnica de debriefing, onde se alinham percepções individuais e das equipes, discutindo-se impressões, refletindo o porquê das decisões tomadas durante a jornada.


Os resultados concretos mais imediatos e expressivos são: aumento da produtividade e da qualidade; mudança de atitudes pessoais; melhoria do ambiente de trabalho; e, melhoria dos níveis motivacionais das equipes. 

Se você e sua empresa desejarem maiores informações sobre o assunto, entre em contato com o Prof.A.Marins – antomar.marins@gmail.com 

Pense nisto e tenha uma ótima semana! 

Nenhum comentário: