Ebooks Grátis

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A EMPRESA PRONTA PARA MORRER

Há uns meses atrás escrevi um artigo sobre a “melhor empresa para falir”. Hoje escrevo sobre a pronta para morrer; aquelas que não aprendem ou não querem aprender. São aquelas que não apresentam os sinais de qualidade e melhoria; onde o trabalho, a cooperação, a comunicação, a equipe etc. são uma obrigação.

Fuja delas, porque são fáceis de reconhecer, pois elas:

Matam a iniciativa e a criatividade – Não aprovam sugestões e mudanças. Quando se insiste, dizem que esta é a forma como se trabalha na empresa e encerram a conversa.

Matam clientes, fornecedores e colaboradores – Demonstram pouco respeito pelas pessoas, apesar de viverem proclamando que a qualidade é o lema da empresa (algumas são até certificadas).

Matam os sonhos e expectativas – Não atribuem objetivos e metas, sufocando o crescimento e o desejo de vencer.

Matam o trabalho em equipe – Manteem uma estrutura que não permite o relacionamento interpessoal e a comunicação. Além disso, alimentam comentários e críticas negativos gerando a desconfiança e a insatisfação entre os colaboradores da empresa.

Matam a comunicação – Exigem sacrifícios desnecessários dos colaboradores privando a necessária vida social e o descanso.

Matam o planejamento – Não dão prioridade aos seus objetivos e metas, dando o mesmo tratamento e respostas para requisitos diferentes sem se importarem com a importância que cada um necessita.

Matam a motivação – Tratam as pessoas da empresa como peões de xadrez, isto é, não valorizam suas potencialidades, habilidades, conhecimentos etc. Destroem os laços que unem pessoas às suas atividades e a motivação com seu trabalho.

As pessoas que trabalham ou trabalharam em empresas deste tipo devem tirar uma lição: conhecer um tipo de administração que deve ser erradicado da moderna organização. Em seu lugar, deve existir uma empresa que valorize e apóie a sua equipe não a matando um pouco todos os dias. Pense nisso antes de trabalhar numa empresa...

2 comentários:

Bia Derenzi disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.