Ebooks Grátis

quarta-feira, 9 de junho de 2010

OS NÚMEROS DO DESPERDÍCIO NO BRASIL

O desperdício de alimentos é, junto com a fome, um dos grandes problemas do Brasil. Se, por um lado, produzimos 140 milhões de toneladas por ano e jogamos 26 toneladas no lixo, por outro, 17 milhões de pessoas - 5 milhões são crianças e idosos - vivem com fome ou não comem suficientemente para manter a saúde. Os alimentos descartados indiscriminadamente poderiam se tornar a principal fonte de combate aos efeitos da fome e da desnutrição no país, já que os quilos e quilos do que é desaproveitado alimentariam 35 milhões de brasileiros por mês. Ou seja, sem gastar mais na produção, seria possível alimentar a quem não tem o que comer.

De acordo com levantamento da Central de Abastecimento de São Paulo, atualmente, das 10 mil toneladas de produtos que entram diariamente na CEAGESP, 1% (100 toneladas) vai para o lixo, isto significa 100 mil kg/dia, sendo que entre 30% e 50% são alimentos próprios para o consumo.

E o que dizer das toneladas de grãos produzidos que se perdem no caminho entre a lavoura e o consumidor final. Quer os números? São 83 milhões de toneladas produzidas e algo entre 10% e 30% não chega à mesa dos brasileiros. Na produção de frutas (30 milhões de toneladas por ano), o desperdício varia de 20% a 35%, enquanto no segmento de hortaliças (27 milhões de toneladas por ano) as perdas oscilam entre 20% e 50%, ou seja, o desperdício pode chegar a 48,9 milhões de toneladas por ano, segundo os estudos da Fundação Getúlio Vargas. Se você somar tudo, os índices ainda ficam mais alarmantes.

Olhe o exemplo dentro da sua própria casa: uma família que desperdiça 350 gramas de alimentos por dia, em um mês acaba jogando fora pouco mais de 10 quilos de comida, quantidade suficiente para fornecer uma refeição para 30 pessoas. Está mais que na hora de rever os conceitos e começar a lutar por um mundo melhor para todos nós.

Autora: Carolina Mouta – Bolsa de Mulher - http://www.bolsademulher.com/autor/ver/397

Nenhum comentário: