Ebooks Grátis

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A HORA DA ISO 26000

Depois de certificar produtividade e compromisso ambiental, como forma de estimular métodos de produção que valorizem produtos e imagens das empresas, chegou a hora de estender o conceito às boas práticas nas relações de trabalho.

Para dezembro deste ano está previsto o lançamento da ISO 26000, a norma internacional de responsabilidade social construída pela ISO – International Organization Standardization que definirá parâmetros para a questão.

O Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (ISO/TMB WG) – responsável pela elaboração da ISO 26000 - é liderado em conjunto pelo Instituto Sueco de Normalização (SIS - Swedish Standards Institute) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assim, em decisão histórica o Brasil, juntamente com a Suécia, passou a presidir de maneira compartilhada o grupo de trabalho que está “colocando no forno” a norma internacional para lançamento ainda este ano.

O objetivo dessa norma é estabelecer um entendimento comum sobre o que de fato significa RESPONSABILIDADE SOCIAL, para que as confusões ou iniciativas duvidosas sobre este assunto possam ser claramente resolvidas. A norma visa também orientar as organizações de todos os tipos e tamanhos sobre os cuidados e princípios que devem ser seguidos por quem deseja ser socialmente responsável. Deve ainda trazer orientações sobre o processo de incorporação da responsabilidade social às atividades de uma organização, e indicações sobre os principais instrumentos, sistemas e entidades que atualmente tratam do tema.

Diferentemente da ISO 9001 e da ISO 14001, esta não será uma norma para certificação, ou seja – pelo menos nessa primeira versão – ela servirá apenas como um “Guia de Diretrizes”, e não como a base para obtenção de “selos” ou “certificados” de Responsabilidade Social pelas empresas e outras organizações.

Seguem abaixo as principais características desta norma:

  • Será uma norma de diretrizes, sem propósito de certificação;
  • Não terá caráter de sistema de gestão;
  • Não reduzirá a autoridade governamental;
  • Será aplicável a qualquer tipo e porte de organização (empresas, governo, Organizações não governamentais etc.);
  • Será construída com base em iniciativas já existentes (não será conflitante com tratados e convenções existentes);
  • Enfatizará os resultados e melhoria de desempenho;
  • Prescreverá maneiras de se implementar a Responsabilidade Social nas organizações;
  • Promoverá a sensibilização para a Responsabilidade Social.

Para saber mais consulte:

ISO Social Responsability - www.iso.org/sr

Instituto Ethos www.ethos.org.br - www.ethos.org.br/gtethosiso26000

Associação Brasileira de Normas Técnicas - www.abnt.org.br

Nenhum comentário: