Ebooks Grátis

sábado, 11 de setembro de 2010

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Muita gente não conhece ou ignora a importância de implementar-se um sistema de Gestão da Qualidade em organizações educacionais, com o objetivo de otimizar os processos de gestão e garantir melhores práticas relacionadas à qualidade dos serviços prestados.

Para facilitar este processo foi criada, com a participação de eminentes educadores, a norma ABNT NBR 15419:2006 – Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes, é para aplicação da ISO 9001 nas organizações educacionais.

A norma mantém o conteúdo da ISO 9001, mas contempla o cotidiano da educação, ou seja, não altera o documento original, apenas acrescenta como as organizações podem aplicar a Gestão da Qualidade nas instituições educacionais, desde universidades e cursos de pós-graduação a escolas de educação infantil e cursos livres.

Ela especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade, quando uma organização necessita demonstrar sua capacidade para fornecer de forma coerente produtos que atendam aos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis, e pretende aumentar a satisfação do cliente por meio da efetiva aplicação do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema e a garantia da conformidade com requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis.

Independente do estágio e porte que a organização vinculada ao segmento da educação esteja e ande buscando a melhor forma de aprimorar o que faz, o melhor caminho a ser seguido é este.

E sua organização está pronta para isso?

Fonte: ABNT

Nenhum comentário: