Ebooks Grátis

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

10 DICAS PARA EXERCITAR A CRIATIVIDADE E SE MANTER INSPIRADO


Nada pior do que sentarmos em frente ao computador e nada vir a mente não é mesmo?

A falta de criatividade e de inspiração é um verdadeiro pesadelo para muitos profissionais da área de criação.

Sendo assim, veja 10 dicas para exercitar a criatividade e se manter inspirado:

1. Observe

Um dos passos importantes para desenvolver a criatividade é observar. Observar tudo e todos. Observe os detalhes das coisas que te rodeiam, as características das pessoas em sua volta. Quando estiver conversando, preste atenção no que e como a pessoa fala.

2. Analise

Quando se deparar com uma vitrine, uma embalagem de algum produto ou um comercial de TV, analise as características. Depois pense em o que você faria de diferente para mudar aquilo que analisou, seja para dar um aspecto mais interessante, para “despoluir” o visual, ou mesmo para chamar mais atenção do público-alvo.

3. Ouça música

Ouvir uma boa música pode ser a chave para se ter uma boa ideia. Preste atenção em cada acorde de violão, em cada batida da bateria.

Analise a letra, as rimas, o sentido de uma determinada frase. Muitas vezes aquela música que você cansou de ouvir assume um outro significado quando analisada mais de perto.

4. Assista filmes

Não apenas assista, mas perceba os detalhes envolvidos em cada filme.
A iluminação, a fotografia, a trilha sonora, os efeitos especiais.

Há uma infinidade de elementos que estão presentes nos filmes e que muitas vezes passam despercebidos quando só prestamos atenção na história.

5. Durma bem

Ninguém é de aço. Precisamos descansar para recarregarmos as baterias. Por isso uma boa noite de sono é de muita importância para quem trabalha com projetos que envolvam a criatividade.

Estar com a cabeça fresca e descansada é crucial no desenvolvimento de uma ideia.

6. Leia e escreva muito

Seja na internet, livros ou revistas, leia. Mas leia muito.
Tente se manter atualizado com o que acontece no mundo. Evite o “crl+c ctrl+v” quando for mandar um e-mail. Escreva para aquele amigo que não vê a tempos. Escreva para sua namorada, para sua mãe, para seu cachorro.

7. Use a internet a seu favor

Ao mesmo tempo em que a internet é uma benção, ela pode se tornar uma maldição se a usarmos sem critério. Use com qualidade o tempo em que passa na frente do computador. Sites de humor são legais, mas não se permita passar a tarde inteira lendo piadas.

8. Organize suas coisas

Organize a mesa de trabalho de uma forma em que não perca tempo procurando coisas importantes. Tenha sempre em vista folhas de rascunho e um lápis ou caneta.

Se algo que não usa está ocupando espaço na sua mesa, simplesmente guarde em um outro lugar.

O mesmo vale para as pastas e documentos no computador. Organize os conteúdos por pastas, divida seu HD, limpe arquivos desnecessários.

9. Não force a barra

Trabalhar até altas horas da madrugada pode ser às vezes necessário mas com certeza não é a melhor escolha. A não ser que durma à tarde e ache melhor trabalhar à noite.

Caso precise ficar até mais tarde trabalhando em um projeto atrasado, já imagine estratégias para evitar essa situação.

10. Tenha paixão pelo que faz

Um bom profissional da área de criação gosta daquilo que faz. Muitas vezes trata seus projetos como filhos, mostrando-os para parentes e amigos. Nada mais recompensador do que ver um projeto finalizado depois de um bom tempo de esforço e dedicação.

Autor:  Valmir Mizio ­– Possui graduação em Design Gráfico pela UNIT - Universidade Tiradentes (Aracaju-2004) e especialização em Marketing e Propaganda pela ESM - Escola Superior de Marketing (Recife-2006). Atualmente é Professor dos cursos de Design Gráfico e Publicidade & Propaganda da UNIT (Aracaju/SE), Gerente de Novos Negócios da Trilha Propaganda e Consultoria de Branding (Gestão de Marcas) – valmirmizio@msn.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...