Ebooks Grátis

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CORAGEM


Próximo do carnaval sempre gosto de escolher um texto mais leve para os meus leitores. Este conta sobre o meu relacionamento com as pessoas que convivo. Conta que sempre que possível converso informalmente com meus alunos e ex-alunos de pós-graduação e às vezes clientes. Nosso objetivo é discutir um tema por eles definido, comer uma pizza e tomar um chopp gelado.

O assunto escolhido foi “coragem”: coragem de mudar, de transformar-se, de morar em outro país, de apresentar um novo projeto etc.

Apesar de todos concordaram que tudo isso era muito difícil e não “tinha coragem” para enfrentar as diversas nuances que as organizações nós apresentam e acabam optando por se acomodar, por medo...

Foi aí que me lembrei da fábula do camundongo e contei para eles...

Diz uma antiga estória que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato.

Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão. Então, ele começou a temer a pantera e o mágico o transformou em pantera. 

Foi quando ele se encheu de medo do caçador. A essas alturas, o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:
 
– Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo. 

É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade de avançar apesar do medo.

E você? Consegue avançar?

Nenhum comentário: