A imprecisão do termo “líder” origina-se da
imprecisão do conceito, pois é usado para referenciar quem comanda (chefe) como
também para quem guia (líder). Muitas vezes os chefes são considerados formais
com a investidura de poder.
O século XXI impõe uma nova consciência
aos chefes para que sejam considerados lideres utilizando o poder da intuição e
não o poder hierárquico. Deverão ascender à Consciência Superior. Essa sábia
consciência, como uma corrente alternada, moverá os legítimos líderes a se
voltarem para baixo e permitirem os liderados olharem para cima, alternando o ângulo
de sua visão.
A
verdadeira liderança emerge do grupo
por sua força interior, independentemente de títulos ou de rótulos sem
imposição ou sem necessariamente ser imposta por delegação de terceiros.
Encontram-se nos mais diversos níveis da vida e em todas as idades. Consegue
alcançar o coração de sua equipe. Mesmo que seja nata, necessita ser
estimulada para que produza efeitos positivos. Em suma, o líder é todo aquele que desejando ou não, consegue
de outros, adesão espontânea às suas atitudes ou ideias.
O líder tem como
prioridade básica:
- Motivar as pessoas a servir;
- Estimulá-las a que realizem trabalhos mais eficazes;
- Inspirá-las para que sejam mais produtivas e se tornem pessoas melhores, de modo a atingirem postos mais elevados.
- Conscientizá-las, pelo exemplo, para que aumentem o seu ângulo de visão a cerca do seu mundo pessoal.
Os dez pecados capitais de um chefe:
1. Está sempre certo.
2. Sem controle emocional.
3. Aponta erros e culpa os outros.
4. Desrespeita e diminui as pessoas.
5. Centralizador.
6. Tem medo de delegar.
7. Visa o resultado, em detrimento das pessoas.
8. Não reconhece o esforço.
9. Baixa inteligência emocional.
10. Falta de ética nas relações.
O Líder ideal
Abaixo
você encontrará 12 comportamentos. Sua tarefa será ordenar as características
segundo uma lógica de importância para que o chefe se torne um líder. Coloque 1
para mais importante, 2 para a segunda mais importante e assim por diante.
A
|
|
Delega autoridade a seus subordinados em
todos os assuntos que afetam diretamente o trabalho deles.
|
B
|
|
É justo na apreciação de esforços e
resultados obtidos, fornecendo “Feedback”
útil.
|
C
|
|
Dá orientações gerais e deixa os
subordinados à vontade para executarem o trabalho.
|
D
|
|
Sua porta está sempre aberta para ouvir
opiniões e problemas de seus subordinados.
|
E
|
|
Expressa confiança no trabalho dos outros
e reconhecimento pelo que é bem realizado.
|
F
|
|
Reconhece e respeita seus subordinados
como pessoa.
|
G
|
|
Encoraja a crítica de seus subordinados a
respeito de sua atuação como chefe.
|
H
|
|
Tenta reduzir as diferenças de “status”
entre sua pessoa e os subordinados imediatos.
|
I
|
|
Costuma elogiar trabalhos bem realizados.
|
J
|
|
Proporciona oportunidades de
aperfeiçoamento e desenvolvimento de seus subordinados.
|
K
|
|
Costuma gracejar, oportunamente, para
amenizar um ambiente tenso.
|
L
|
|
Comunica as razões de todas as decisões
importantes a seus subordinados.
|
A ordem aconselhável é:
1
|
F
|
É fundamental reconhecer colaborador como
pessoa e não como máquina.
|
2
|
C
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O escopo principal da função do gerente é
orientar pessoas para que elas produzam os resultados esperados.
|
3
|
E
|
Para motivar o colaborador no desempenho
das suas tarefas é importante expressar confiança e reconhecer o trabalho bem
realizado.
|
4
|
B
|
O reconhecimento tem que ser justo, nem
acima nem abaixo do que foi realizado, e ao mesmo tempo o gestor deve
aproveitar para fornecer feedback para que o colaborador possa sempre
aprimorar seu desempenho.
|
5
|
A
|
À medida que o colaborador se aperfeiçoa,
o gestor tem que delegar autoridade para que seus subordinados possam agir de
forma que seu trabalho seja executado de maneira independente.
|
6
|
D
|
O gestor tem que adotar a política de
portas abertas de modo que seus colaboradores possam retornar ao líder com
novas ideias ou correções de procedimentos que eles acham necessários para um
bom desempenho das tarefas e/ou do departamento como um todo.
|
7
|
J
|
Proporciona oportunidades de
aperfeiçoamento e desenvolvimento de seus subordinados.
|
8
|
I
|
É importante elogiar os trabalhos.
|
9
|
L
|
As decisões tomadas tem que ser
comunicadas aos colaboradores baseadas nos por quês de terem sido tomadas, de
modo que todos possam ter ciência da importância das diretrizes do líder.
|
10
|
H
|
Os colaboradores sabem da existência da
hierarquia na organização, mas o líder tenta sempre reduzir as diferenças de
“status” entre sua pessoa e os
subordinados imediatos, para que o clima seja o mais fraterno possível.
|
11
|
G
|
Como ninguém é perfeito, o líder deve
encorajar a crítica de seus subordinados a respeito de sua atuação como
chefe, de modo que ele possa sempre se ajustar a postura de líder.
|
12
|
K
|
Costuma gracejar, oportunamente, para
amenizar um ambiente tenso.
|
Pense nisto!
Autor desconhecido.
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