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quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MODELO DE FLUXO: FERRAMENTA PARA EQUILIBRAR DESAFIOS E HABILIDADES

Você já esteve tão envolvido em fazer algo que você perdeu a noção do tempo? Tudo ao seu redor - o toque de telefones, as pessoas que passam nos corredores e o ruído da rua pareciam desaparecer. Sua atenção estava voltada inteiramente para o que você estava fazendo, e estava tão envolvido que até perdeu o almoço.

Você se sentiu energizado, mesmo alegre com o que você estava fazendo.

A maioria de nós já teve essa experiência num momento ou outro. Os psicólogos chamam isso de "fluxo". Quando isso acontece esquecemos nós mesmos e seguimos em frente por instinto, completamente dedicados à tarefa diante de nós.

Neste artigo, vamos examinar em detalhes o fluxo olhando para um modelo. Vamos rever a forma como o modelo pode nos ajudar a entender por que encontramos algumas tarefas muito mais fáceis do que outras. Também vamos ver como você pode usar as idéias por trás do modelo de fluxo e o experimentar com mais frequência para produtivo.

O Modelo de Fluxo

O modelo de fluxo (ver Figura 1) foi introduzido pela primeira vez pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi. Ele escreveu sobre o processo de fluxo em seu livro "Flow:. The Psychology of Optimal Experience" em 1990, mas somente publico esta versão do modelo em 1997.


O modelo mostra os estados emocionais que estamos propensos a experimentar ao tentar completar uma tarefa, dependendo da dificuldade percebida do desafio, e nossas percepções de nossos níveis de habilidade.

Por exemplo, se a tarefa não é difícil e não requer muita habilidade, estamos propensos a sentir apatia em relação a ele. Mas diante de uma tarefa desafiadora, sem as habilidades necessárias poderia facilmente resultar em preocupação e ansiedade.

Para encontrar um equilíbrio, e para darmos o nosso melhor, temos que ter um desafio que é significativo e interessante. Além disso, nós precisamos de habilidades bem desenvolvidas para que estejamos confiantes para podemos enfrentar o desafio. Isso nos leva a uma posição em que podemos experimentar o "fluxo" (sendo totalmente envolvida e engajada na atividade).

Este estado de fluxo é frequentemente observado em pessoas que dominam os seus negócios, arte, esporte ou hobby. Eles fazem tudo o que eles estão fazendo parecer fácil, e eles estão totalmente envolvidos com ele.

10 Componentes de Fluxo

Como você sabe quando você está experimentando o fluxo? Csikszentmihalyi identificou 10 sensações que mudarão de acordo com o estado de estar no fluxo:

  1. Ter uma compreensão clara do que você deseja alcançar.
  2. Ser capaz de se concentrar por um período sustentado de tempo.
  3. Perder o sentimento de consciência de si mesmo.
  4. Constatação de que o tempo passa rapidamente.
  5. Obter um feedback direto e imediato.
  6. Experimentar um equilíbrio entre os seus níveis de habilidade, e o desafio.
  7. Ter um senso de controle pessoal sobre a situação.
  8. Sentir que a atividade é intrinsecamente gratificante.
  9. Falta de consciência das necessidades corporais.
  10. Estar completamente absorvido pela própria atividade.

Lembre-se que todos esses fatores e experiências não têm necessariamente de estar no lugar para o fluxo acontecer. Mas é provável que você experimentar muitos deles quando ocorre fluxo.

Três Condições

Csikszentmihalyi também identificou três coisas que devem estar presentes, se você quiser entrar em um estado de fluxo:

  1. Metas - Objetivos adicionar motivação e estrutura para o que você está fazendo. Se você está aprendendo uma nova peça de música ou criar uma apresentação, você deve estar trabalhando para um objetivo a experiência de fluxo.
  2. Equilíbrio - Deve haver um bom equilíbrio entre a sua habilidade percebida e o desafio percebido da tarefa. Se um destes fatores pesar mais do que o outro, o fluxo provavelmente não ira ocorrer.
  3. Comentários - Você deve ter uma visão clara, imediata, de modo que você possa fazer mudanças e melhorar o seu desempenho. Isso pode ser um feedback de outras pessoas, ou a consciência de que você está fazendo progresso com a tarefa. 
Usando o Modelo de Fluxo

Para melhorar suas chances de experimentar o fluxo, tente o seguinte:

  • Estabeleça e defina metas – É importante experimentar o fluxo. Aprender a estabelecer metas eficazes podem ajuda-lo a atingir o foco que você precisa.
  • Melhore a sua concentração - Muitas coisas podem distraí-lo de seu trabalho, e alcançar o fluxo é mais difícil quando o seu foco é interrompido. Use estratégias para melhorar a sua concentração, de modo que seja mais produtivo e focado durante todo tempo.
  • Construir autoconfiança - Se você não tem confiança em suas habilidades, as tarefas podem parecer muito mais difícil do que realmente são. 
  • Obter feedback - Lembre-se, o feedback é um requisito importante para o fluxo. Certifique-se de que os sistemas de feedback e técnicas adequadas estão em vigor. Aprender a dar e receber feedback pode ajuda-lo e os outros para melhorar.
  • Faça o seu trabalho mais desafiador - Considerar estratégias e explorar formas de criar mais satisfação no trabalho.
  • Melhore suas habilidades - Fazendo uma “análise SWOT pessoal”, pode ajuda-lo a identificar as habilidades que você precisa para trabalhar e para ser bem sucedido. Você por exemplo, desenvolver um plano para melhorar suas habilidades para a completar as tarefas mais desafiadoras.
  • Treine-se - Se você não tem um mentor ou coach para ajudá-lo através de tarefas desafiantes, aprenda a treinar-se. 
Conclusão

Fluxo é um estado que atingimos quando nossas habilidades percebidas correspondem ao desafio percebido da tarefa que estamos fazendo. Quando estamos em um estado de fluxo, parece que esquecemos o tempo. O trabalho que fazemos pode nos encher de alegria, e perdemos a noção de tempo e concentramos totalmente na tarefa. Este é o estado que estamos, quando fazemos o nosso melhor trabalho, e estamos mais produtivos.
O modelo de fluxo mostra a relação entre a complexidade de tarefas e seu nível de habilidade percebida. Você pode usar o modelo para descobrir por que você não está conseguindo atingir determinada meta ou objetivo. Ela também pode ajudá-lo a descobrir se você está precisando melhorar suas habilidades ou aumentar o desafio ou determinadas tarefas.

Pense nisto e uma boa semana.

Fontes:
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly, A Descoberta do Fluxo, Editora Rocco, SP
SILVA, Antomar Marins e – Gestão Estratégica de Negócios: Pensamentos e Reflexões – http://profamarins.blogspot.com
SILVA, Antomar Marins e – Sonhar é para Estrategistas, Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro, RJ

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