Ebooks Grátis

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

OITO ATRIBUIÇÕES DO LÍDER COACH

Desenvolver talentos é um dos desafios das empresas de qualquer segmento ou porte para continuar crescendo. Mas ter equipes mais qualificadas requer investimento e dedicação. Uma das saídas para elevar o nível do time sem aumentar muito as despesas é investir na formação de líderes coach. “Gasta-se menos em treinamento e a empresa se torna mais competitiva”, destaca Villela Da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching. Veja quais são os principais atributos desse profissional:

Desenvolver pessoas

O principal papel do líder coach é direcionar os profissionais para o aumento da performance. Sua função é identificar o que faz com que cada profissional da sua equipe tenha um desempenho melhor e trabalhar esses aspectos. “A responsabilidade de desenvolver talentos passa a ser do gestor e não do RH”, afirma Da Matta.

Definir metas

Guiar a rotina dos funcionários por metas em vez de tarefas aumenta o empenho deles na busca por soluções e faz com que se tornem responsáveis pela tomada das decisões. “Quando o chefe fala como fazer, ele tira a responsabilidade do subordinado”.

Trabalhar valores

Deixar claro para a equipe quais são os valores que devem nortear suas ações é outra função do líder coach. “Sem isso, a empresa não tem congruência comportamental”. É importante não só apresentar palavras-chave, mas se aprofundar na sua definição. “Muitas empresas deixam subentendido que esperam proatividade ou lealdade dos funcionários, mas não explicam como isso se traduz em ações, o que dá margem a interpretações”, diz Da Matta. “Tem que definir bem o que significa cada valor e também criar indicadores para avaliar se está sendo cumprido.”


Dar o exemplo

Ser um gestor não significa necessariamente liderar. “Se você não tem seguidores, não é um líder”. Para conquistar o respeito e admiração dos funcionários, o líder coach tem que ser coerente com os princípios que prega. “Se você fala de lealdade, mas não é leal, perde toda a credibilidade.”

Definir o propósito do time

Um time que não tem uma meta comum se perde rapidamente no individualismo das pessoas. Todos têm de ter claro qual é o objetivo da equipe para trabalhar orientados para ele.

Reconhecer e recompensar

O líder coach tem a responsabilidade de desenvolver individualmente, mas premiar em grupo. “É fundamental ter indicadores de performance e resultados e definir as premiações e consequências se eles não forem atingidos”.

Dar feedbacks em tempo real

Diferentemente de um coach tradicional, que faz seções semanais com seus orientandos, um líder coach tem que atuar no dia a dia. “Ele dificilmente vai conseguir fazer o processo formal, porque senão ele para de administrar”, afirma o especialista. Em reuniões informais e rápidas – de 5 a 10 minutos –, ele deve ser capaz de dar feedbacks, gerar comprometimento nas pessoas e criar um plano de desenvolvimento para cada um. “Vamos tomar como exemplo um chefe de call center que identifica que um funcionário não fez todas as chamadas do dia. O papel dele é sentar 5 minutos no final do dia com ele para repassar qual é a meta, tentar entender por que ela não está sendo atingida e identificar o que pode ser feito para mudar isso.

Abraçar a diversidade

Reconhecer que diferentes perfis de profissionais formam uma equipe mais forte e completa é outra atribuição do líder coach. “É preciso entender os diferentes estilos comportamentais e explorar cada um deles para compor um time vencedor”, diz o especialista.

Pense nisto e uma boa semana.

Fonte – PEGN

Nenhum comentário: