Não adianta ter um bom produto, mas não ter um público que o
consuma. É a velha teoria da oferta e demanda já conhecida até mesmo pelos
empreendedores mais inexperientes. Mas não somente isso, já que se encontra
aliada também ao propósito do que é superior ao produto em si, ou seja, a marca
que ele carrega. Tudo isso envolve a imagem da empresa diante dos consumidores,
a variedade de produtos, entre outras questões.
Marketing na Gestão Empresarial
Pensemos nas marcas
de tênis esportivos. Sabe-se que há várias, mas as líderes de mercado se
resumem a duas ou três. Tomemos como exemplo duas delas, nomeadas de maneira
imaginária como A e B. Pois bem, os produtos de ambas são reconhecidos diante
do público pela qualidade e tradição no setor que atuam. Falando especificamente
dos modelos de tênis ofertados por ambas, há pequenas diferenças no design,
mas, os propósitos são o mesmo: um que oferece mais conforto, outro que é mais
casual e assim por diante. Portanto, o que deve ser feito para a marca “A”
superar a “B” e conquistar cada vez mais clientes? Sem dúvidas, investir no
marketing.
As estratégias de
marketing atuam durante todo o processo de gestão empresarial, e são muito mais
do que técnicas para vender o produto já confeccionado. Deve-se pensar no
marketing antes mesmo de criar o bem ou serviço a ser vendido, questionando se
ele é realmente necessário ao mercado onde a empresa está instalada. Uma das ferramentas
de diagnóstico nesse sentido é a Análise SWOT. Desmembrando a sigla, o significado
é composto pelas palavras:
Strengths - Forças
São os diferenciais
que uma determinada empresa possui em detrimento a outras do mesmo setor. Por
exemplo: estabilidade financeira ou plano sólido de fidelização com clientes.
Weaknesses - Fraquezas
É tudo aquilo
apontado pela própria empresa como ponto negativo. Exemplos: imagem da marca
prejudicada, empregados insatisfeitos e outros.
Opportunities - Oportunidades
São as
possibilidades de crescimento da empresa no seu segmento. Por exemplo: a
inauguração de uma nova franquia ou a conquista de um novo público.
Threats - Ameaças
Tudo aquilo que
pode ameaçar o desenvolvimento dos negócios. Exemplos: catástrofes naturais ou
aumento da concorrência.
Os dois primeiros
fatores são internos à organização, já os últimos são externos. Depois de
realizado o levantamento referente a cada um dos fatores, a gestão da empresa
pode atuar exatamente nos pontos que necessitam de melhoria, agindo de maneira
mais defensiva ou de confronto diante dos concorrentes.
Pense
nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte:
https://www.iped.com.br/
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