Prof.A.Marins |
O termo
Kaizen origina-se da cultura japonesa e possui o significado de melhoria
gradual, contínua, ou popularmente falando, mudar para a melhor. Não é a toa
que a frase mais comum da filosofia é, “hoje melhor do que ontem,
amanhã melhor do que hoje”.
A metodologia
do Kaizen é baseada nos princípios socioculturais do oriente, que
exige um grande comprometimento de todos os indivíduos que fazem parte da
empresa, consistindo numa forma de gestão orientada para a maximização da
produtividade e da rentabilidade, e consequente redução de custos.
Após a segunda
guerra mundial, na altura dos anos 50, muitas empresas japonesas tiveram
de recomeçar do zero e assim retomaram um pouco das ideias de Fayol,
da administração clássica, e das críticas decorrentes de sua teoria, o que
deu início ao desenvolvimento da metodologia de melhoria contínua e ao processo
de aplicação da filosofia Kaizen nas empresas japonesas.
A prática dessa
metodologia, exprime uma forte ligação com o estilo de vida oriental, por isso,
também é considerada por muitos uma filosofia ou cultura, principalmente, por
que ela visa o bem não somente da organização em si, mas também do indivíduo
que dela faz parte.
Mas para que serve, exatamente?
Prof. Imai Criador do Kaizen |
No
contexto de uma empresa, as práticas de Kaizen trazem aquilo que todo empreendedor
procura: redução de custos e aumento de produtividade.
De acordo
com os ensinamentos do professor Masaaki Imai, isso ocorre a partir do pressuposto
que as pessoas podem melhorar continuamente no desenvolvimento de suas atividades.
Ele
professa que o trabalho coletivo deve prevalecer sobre o individual; que o ser
humano é visto como um dos bens mais valiosos de uma organização, e que deve
ser incentivado a direcionar seu trabalho para as metas compartilhadas da
empresa, sem que deixe de atender às suas necessidades pessoais.
No Kaizen,
satisfação e responsabilidade são valores coletivos.
Mandamentos para a aplicação da filosofia em uma
empresa:
- O desperdício deve ser eliminado, pois melhorias graduais devem ocorrer continuamente.
- Todos os colaboradores devem estar envolvidos, de gestores do topo até os níveis intermediários e de base.
- O Kaizen é baseado em uma estratégia barata; acredita-se que um aumento de produtividade pode ser obtido sem investimentos significativos, sem a necessidade de se aplicar somas astronômicas em tecnologias e consultores.
- Pode ser aplicado em qualquer lugar e não somente dentro da cultura japonesa.
- Apoia-se no princípio de uma gestão visual, de total transparência de procedimentos, processos e valores, tornando os problemas e os desperdícios visíveis aos olhos de todos.
- A atenção deve ser dirigida ao local onde se cria realmente valor, ou seja, o chão de fábrica (isto no caso de uma indústria – no da sua empresa, priorize o ambiente de trabalho).
- O Kaizen é orientado para os processos.
- Dá prioridade às pessoas; acredita-se que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e de um estilo de trabalho diferente por parte das pessoas. Isso por meio da orientação pessoal para a qualidade e para valores como: espírito de equipe, sabedoria, moral e autodisciplina.
- O lema essencial da aprendizagem organizacional é: aprender fazendo.
Mas
como posso aplicar o Kaizen à prática?
De acordo com os preceitos do Prof. Imai, existem três formas de
se implementar as práticas no ambiente empresarial:
- Kaizen para administração – Envolve as mais importantes questões, garantindo o progresso na implantação e no moral do grupo. Segundo Imai, um gerente deve dedicar pelo menos 50% do seu tempo a este aprimoramento, que se relaciona às mais diversas práticas – desde utilizar papel de rascunho para impressão até o compartilhamento de informações importantes. Isto depende de seu perfil de empreendedor.
- Kaizen para o grupo – No ambiente de uma empresa, o processo de melhoria contínua está intimamente associado ao espírito de equipe. Isso implica o envolvimento de todas as pessoas da sua organização no aperfeiçoamento dos processos. Os grupos de Kaizen costumam atuar da seguinte forma: realiza-se um estudo de todos os problemas a serem solucionados. Deve se definir se as soluções são fáceis ou se haverá a necessidade de auxílio do Ciclo PDCA, que tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos na execução de uma gestão. E além do PDCA, outras ferramentas poderão ser utilizadas, como o Diagrama de Ishikawa (Causa e Efeito) e a Metodologia 5W2H.
- Kaizen voltado para pessoas – Ocorre na forma de sugestões. A ideia é estimular as pessoas a demonstrarem mais empenho em realizar as suas tarefas. Esse sistema deve ser bem dinâmico e funcional, servindo de avaliação de desempenho para funcionários de todas as esferas, sem exceção.
Para que a organização consiga extrair os melhores resultados da
metodologia, é preciso manter a continuidade do processo de melhoria e mudança
cultural, melhorando dia após dia, visando uma maior lucratividade do negócio
no futuro.
O Kaizen pode ser usado tanto no ambiente de
trabalho quanto na vida pessoal, assim como em qualquer processo, seja ele de
manufatura, engenharia, negócios, ou outro qualquer.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
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