Prof.A.Marins |
Inúmeros profissionais autônomos e
mesmo empresas focam suas atividades no cliente externo, colocando o cliente
interno em segundo plano, até mesmo ignorando-o totalmente. Mas se assim proceder
é quase impossível alcançar seus objetivos. É fundamental “cuidar” do seu cliente
interno (funcionários, colaboradores, associados ou o nome que se dê à sua
equipe de trabalho).
O cliente interno é a peça mais
importante em qualquer processo de vendas. Ele é um poderoso aliado que pode
não só aumentar suas vendas, como ajuda-lo a progredir continuamente em sua
carreira.
Outro dia, observando o trabalho de
uma promotora da DeMillus, Jurema Cordeiro, vi a atenção, tempo e dedicação que
ela dedica a sua equipe. Ela de forma simples e eficaz, muitas vezes usando
técnicas que aprendeu ou de forma
Ela consegue atingir pontos-chaves,
que tomo a liberdade de listar baseados na minha experiência de muitos anos
como consultor de melhoria de negócios. São eles:
Conheça
e ouça a voz do seu cliente interno
Jurema Cordeiro |
Uma das piores coisas é ser
reconhecido por um número numa relação. Pessoas conversam com pessoas. Conheça
suas necessidades, desejos e expectativas. Conheça o que e como vem realizando.
Crie uma sinergia entre seu processo de vendas e, muito mais importante, descubra
como pode ajudar. Ajudar as pessoas faz bem aos negócios e a alma!
Mantenha
o cliente interno informado e atualizado
Uma das piores formas de se receber informações
é através da “rádio tamanco”, ou outro nome que se dê. Para evitar ruídos na
comunicação, mantenha o seu cliente interno a par de como andam suas vendas e
se houver algum problema, ponha-se ao dispor para ajuda-lo.
Reconheça
e recompense a sua equipe
É no aspecto positivo que a
Qualidade está interessada, tanto que dois princípios motivacionais da Gestão
da Qualidade são derivados da Teoria do Reforço, a saber:
- Reconhecer
ou recompensar imediatamente após o comportamento, sempre que possível;
- Colaboradores
têm suas próprias histórias anteriores de reforço que ditam no presente
suas preferências por certos tipos de recompensas.
Os líderes, portanto, desempenham
papel de importância nesse processo. Eles devem utilizar um grande número de
reforços, tais como: melhoria no ambiente de trabalho, aumento de
responsabilidades, dinheiro, apreciação por desempenhos acima do esperado, etc.
Tudo isto é dar chance do colaborador se sentir orgulhoso daquilo que faz.
Use
o conhecimento do cliente interno
Todas as pessoas são especialistas
em algo. Por que não usar este talento para melhorar suas vendas, suas
apresentações, argumentos e lidar com objeções? Aprendizagem é o processo pelo qual as competências,
habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou
modificados. Hoje, a aprendizagem é compartilhada: eu aprendo com meu colega,
assim como ele aprenderá algo comigo...
Compartilhe
erros, enganos e omissões
Uma vez abri uma palestra dizendo que existem
três palavrinhas mágicas que transformam um ambiente: por favor, muito obrigado
e desculpe. Ninguém é dono da
verdade. Às vezes acertamos e (espero que não), muitas vezes erramos. Isto vale
nos negócios, na família e com os amigos. Compartilhe seus erros, enganos e
omissões com a equipe e não se esqueça de comemorar muito, as vitórias!
Muito obrigado Jurema, pela oportunidade de
aprender junto com você!
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
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