Sua equipe pode ter toda
a experiência no mundo, mas, se eles não estiverem motivados, é improvável que
eles consigam alcançar seus verdadeiros potenciais.
Por outro lado, o
trabalho parece fácil quando as pessoas estão motivadas.
As pessoas motivadas têm
uma perspectiva positiva, estão entusiasmadas com o que estão fazendo e sabem
que estão investindo seu tempo em algo que realmente vale a pena. Em suma,
as pessoas motivadas aproveitam seus empregos e funcionam bem.
Todos os diretores,
gerentes e líderes de processos querem que suas organizações sejam preenchidas por
pessoas nesse estado de espírito. É por isso que é vital que você mantenha
sua equipe motivada e inspirada. Mas é claro, isso pode ser mais fácil
dizer do que fazer!
Neste artigo,
examinaremos as principais teorias, estratégias e ferramentas que você pode
usar para ajudar suas pessoas a ficarem entusiasmadas com seu trabalho.
Tipos
de Motivação
Existem dois principais
tipos de motivação - extrínseca e intrínseca.
A motivação
extrínseca é quando você usa fatores externos para
incentivar sua equipe a fazer o que deseja. Aumentos de pagamento, tempo
livre, cheques de bônus e a ameaça de perda de emprego são motivadores
extrínsecos - alguns positivos, outros menos.
A motivação
intrínseca é interna. Trata-se de ter um desejo
pessoal de superar um desafio, produzir trabalho de alta qualidade ou interagir
com os membros da equipe que você gosta e confia. As pessoas de motivação
intrínseca recebem uma grande satisfação e prazer pelo que fazem.
Cada membro da equipe é
diferente e provavelmente terá motivadores diferentes. Então, é importante
conhecer a sua equipe, descobrir o que os motiva e encontrar uma boa mistura de
motivadores extrínsecos e intrínsecos, para que você possa motivá-los com
sucesso.
Por
que a motivação importa tanto?
Você não pode controlar
diretamente o interesse de uma pessoa em seu trabalho. Claro, um indivíduo
tem alguma responsabilidade por se motivar, mas você pode incentivar esse processo,
criando um ambiente que o ajude a se tornar mais intrinsecamente
motivado. Indivíduos, equipes e até organizações inteiras podem colher as
recompensas.
Pessoas motivadas são
altamente adaptáveis, particularmente quando se trata de mudanças, e eles têm
uma atitude positiva no trabalho. Eles ajudam a espalhar a boa
reputação de uma organização, reduzir as taxas de absenteísmo e melhorar o
desempenho e o lucro. Eles também trabalham arduamente para atingir seus
objetivos, e trabalham com maior sensação de urgência do que as pessoas não
motivadas.
Você pode usar as
seguintes etapas e estratégias para criar um ambiente motivador:
Passo
1: verifique seus pressupostos
Você
pode não perceber isso, mas seu estilo de gerenciamento é fortemente influenciado
pelo que você exerce sobre as pessoas.
Por exemplo, você acha
que os membros da sua equipe não gostam de trabalhar e precisam de supervisão
contínua? Ou, você acredita que eles estão felizes em fazer seu trabalho,
e é provável que desfrutem de maior responsabilidade e liberdade?
Essas duas crenças
fundamentais formam a espinha dorsal do conceito de motivação das Teorias X e Y.
Os gerentes
da Teoria X são autoritários e assumem que precisam
supervisionar constantemente as pessoas. Eles acreditam que os membros da
equipe não querem ou precisam de responsabilidade e que precisam motivar as
pessoas extrinsecamente para produzir resultados.
Os gerentes
da Teoria Y acreditam que os membros da equipe querem
mais responsabilidade e devem ser ajudádos a tomar decisões. Eles assumem
que todos têm algo valioso para oferecer.
Em suma, suas crenças
sobre a motivação dos membros da equipe afetam a maneira como você se comporta
de acordo com eles. Então, é importante pensar cuidadosamente sobre como
você vê os membros de sua equipe e como deve explorar o que realmente que os motiva.
Passo
2: elimine a insatisfação e crie satisfação
O psicólogo Fredrick
Herzberg disse que você pode motivar sua equipe, eliminando elementos de
insatisfação profissional e criando condições para a satisfação no trabalho.
Na sua Teoria de Motivação, ele observou que as
causas da insatisfação são muitas vezes decorrentes de políticas irritativas da
empresa, supervisão intrusiva ou falta de segurança no emprego, entre
outros. Se você não aborda essas questões, as pessoas não estarão
satisfeitas no trabalho, e motivá-las será difícil, senão impossível.
Uma vez que você removeu
os elementos da insatisfação no trabalho, você pode pensar em fornecer satisfação. As fontes de
satisfação no trabalho incluem oportunidades claras de promoção, um maior senso
de responsabilidade, treinamento contínuo e programas de desenvolvimento, ou
simplesmente um sentimento de trabalhar
com propósito.
Passo
3: personalize sua abordagem de motivação
Lembre-se, sua equipe é
composta de indivíduos que têm suas próprias histórias, origens e experiências
únicas. Consequentemente, cada pessoa pode ser conduzida por diferentes
fatores motivadores e ser mais ou menos adepta da automotivação. Quando você faz um esforço para entender cada
membro da equipe, você pode ajudá-los a permanecer motivados.
Há uma série de
ferramentas e estratégias que você pode usar para adaptar sua abordagem à
motivação - e nem todas são completamente consistentes umas com as
outras. No entanto, é importante lembrar que cada indivíduo e situação são
diferentes, portanto, certifique-se de escolher a teoria ou modelo que melhor
se adequa às suas circunstâncias.
Vamos explorar estes com
mais detalhes:
Teoria dos Três Fatores, criada
pela Sirota Consulting argumenta
que existem três fatores cruciais que motivam seu equipe: Equidade, Realização e Camaradagem. Você pode ajudar a
garantir que os membros da sua equipe permaneçam motivados e positivos, incorporando
cada um desses fatores no seu trabalho.
Teoria de Motivação Humana de McClelland é
sutilmente diferente. McClelland acreditava que todos nós temos três
drivers diferentes: a necessidade de Realização, Afiliação e Poder, sendo um deles
dominante. Se você estruturar seus motivadores e estilo de liderança em
torno do driver dominante de um membro da equipe, seus esforços devem produzir
bons resultados.
Hierarquia de Necessidade de Maslow identifica
cinco necessidades que todos nós temos, do mais básico ao mais
complexo. Estes são: Fisiológicos, Segurança, Amor, Auto-estima e Auto Realização (a
sensação de fazer o que você nasceu para fazer).
A Hierarquia de Maslow
geralmente é apresentada em uma pirâmide - você coloca as necessidades básicas
na parte inferior, porque você precisa encontrá-las antes de poder abordar qualquer
uma das mais complexas. De acordo com essa abordagem, você pode motivar
sua equipe abordando todos os níveis.
Teoria do Progresso de Amabile e Kramer destaca
que o progresso e a realização de pequenas "vitórias" podem ser motivadores. Isso
sugere seis coisas que você pode fornecer -metas e objetivos claros, autonomia, recursos, tempo, suporte e a
capacidade de aprender com o fracasso - que dão às
pessoas a melhor chance de fazer um progresso reconhecível e significativo no trabalho.
Você também pode usar
a Teoria da Expectativa para
criar um ambiente de trabalho forte e motivador, onde o alto desempenho é
padrão. Esclarece a relação entre esforço e resultado, e você pode usá-lo para adaptar recompensas
motivacionais às preferências dos indivíduos.
De acordo com o Efeito Pigmaleão (também
chamado de Efeito Rosenthal), é o nome dado em psicologia ao fenômeno em que,
quanto maiores as expectativas que se têm relativamente a uma pessoa, melhor o
seu desempenho. O efeito Pygmalion é útil porque reforça a ideia de
que você pode encorajar as pessoas a atuarem melhor no trabalho, tendo e
comunicando altas expectativas sobre elas.
Claro, o dinheiro
importa e compreendendo a compensação estratégica pode ajudá-lo a
estruturar as recompensas extrínsecas da sua equipe. Se você recompensa
pessoas com aumentos na base, desempenho ou remuneração de desempenho em grupo,
compreendendo as diferenças entre elas e seus benefícios inerentes, pode
ajudá-lo a estruturar a compensação financeira de forma mais motivadora.
Etapa
4: Use Liderança Transformacional
Quando você adota esses
estilo de liderança, você pode motivar e levantar seu time para novas alturas e
ajudá-lo a alcançar coisas extraordinárias. Líderes transformacionais
esperam coisas excelentes dos membros da equipe e provocam sentimentos de
confiança e lealdade em troca.
Para se tornar um líder
transformador, você precisa criar uma visão atrativa e inspiradora de um futuro
significativo, incentivar as pessoas a comprarem essa visão, gerenciar sua
entrega e continuar a criar relacionamentos confiantes com os membros da sua
equipe. Defina o tempo para desenvolver suas próprias habilidades de
liderança e se concentre em seu próprio desenvolvimento pessoal, para que você
possa se tornar um modelo inspirador para a sua equipe.
Pense nisto e tenha uma
ótima semana!
Fonte: Motivation
- Equipe MindTools - www.mindtools.com
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