Prof. A.Marins |
Os termos B2B e B2C
são antigos, mas com o crescimento do comércio eletrônico, eles têm se tornado
cada vez mais frequentes, chegando inclusive a se misturar muitas vezes. Ao
elaborar um plano de negócio e a estratégia de marketing a ser seguida, porém,
é importante saber a quem o seu e-commerce se destina e a melhor forma de
atingir o público-alvo do negócio. Para isso, faz-se necessário entender as
principais diferenças entre esses dois conceitos.
Quando falamos em
B2B ou Business to Business (Negócio para Negócio), estamos falando de
transações de negócios entre empresas – indústrias vendendo para lojas, indústrias
vendendo para atacadistas ou atacadistas vendendo para lojas. Quando usamos a
expressão B2C ou Business to Commerce
(Negócio para Consumidores), estamos nos referindo às transações entre uma
empresa e seu cliente final.
Como a sua
estratégia de marketing e negócio depende de quem você busca atingir, há
grandes diferenças entre as formas de comercialização B2B e B2C. Abaixo,
apresentamos as principais:
Tipo de
mercado – Enquanto o mercado
B2C é grande e disperso
geograficamente, o B2B tende a ser menor e mais seleto.
“Entretanto, este movimenta muito mais
valores, já que sua cadeia de suprimentos é muito maior”, explica Maurício
Di Bonifácio, sócio-diretor da Vertis, empresa que oferece serviços e soluções
em e-commerce.
Di Bonifácio |
Marketing – “Quando eu falo em marketing voltado às pessoas, uma das ações mais
tradicionais é fazer propagandas em sites. Isso irá impactar o cliente final
que navega por esses sites, mas dificilmente irá impactar uma empresa”, diz Di Bonifácio. No B2C, é importante
manter um bom relacionamento com o cliente final, oferecendo-lhe informações
claras, diretas e objetivas. “O marketing
B2B não pode ser massificado, ele precisa estar apenas onde está seu público. O
e-mail marketing pode ser uma boa ferramenta, contanto que se trabalhe com
bases de clientes conhecidas, já que fazer coisas genéricas para o B2B traz pouco
retorno”.
Processo de
compra – A aquisição de um produto para fins comerciais
requer uma compra mais racional e detalhada, haja vista que envolve grandes
transações em dinheiro e diversas áreas da companhia. Em contrapartida, uma
compra individual é feita, muitas vezes, impulsivamente e com cunho emocional.
Sendo assim, o processo é mais curto e não requer muita análise.
Preços – “Quando uma importadora está vendendo seu
produto para um lojista, ela trabalha com diferentes tipos de preço – que
variam conforme o porte do lojista e a quantidade que está sendo adquirida –
sendo assim, é possível trabalhar com níveis de desconto ou tabelas de preço
diferenciadas”, comenta o sócio-diretor da Vertis. No e-commerce B2C, os preços
se mantêm mais uniformes, pois as quantidades adquiridas são, geralmente, pequenas
e envolvem transações financeiras menores.
Formas de
Pagamento – “As
condições de pagamento também mudam bastante. Enquanto no B2C se paga via
boleto à vista, cartão de crédito ou transferência bancária, no B2B,
normalmente, as vendas são faturadas e se trabalha com limites de crédito”,
finaliza Di Bonifácio.
Pense nisto e tenha
uma ótima semana!
Fonte: Maurício Di Bonifácio - https://economia.terra.com.br/
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