Prof.A.Marins |
Hoje apresento aos meus leitores um artigo de Steve
Strauss, considerado como o maior especialista americano em pequenas e médias
empresas e autor do livro Small Business
Bible. Escreve
o autor:
Steve Strauss |
O que é
que faz com que uma pequena empresa tenha mais sucesso do que outra? Obviamente,
a resposta pode ser qualquer coisa: capacidade de gestão, conhecimento financeiro,
inteligência de marketing, bons produtos e por aí em diante, mas, com toda a
franqueza, acredito que o que realmente distingue as empresas realmente bem
sucedidas das outras é... a capacidade de reduzir ao máximo o risco que um
negócio acarreta. Eu sei, eu sei, não é uma opinião glamorosa ou sexy, mas é
importante.
Quando
tinha 8 anos, disseram-me para explicar à minha turma o que o meu pai fazia
para ganhar dinheiro. Para mim era difícil dizer "dono de loja de
tapetes."Não era o mesmo que médico ou advogado. Por isso, perguntei ao
meu pai o que havia de dizer. A resposta dele foi "Diz-lhes que sou empreendedor".
–
Empreendedor? O que é isso? - perguntei.
– É
alguém que está disposto a arriscar dinheiro para ganhar dinheiro - disse ele.
Apesar de
ainda adorar essa definição, uma coisa que aprendi ao longo dos anos foi que o
melhor dos empreendedores reduz ao máximo o risco inerente a um negócio. Assim,
quando as coisas correm mal, porque as coisas correm sempre mal, estes pequenos
negócios ficam menos expostos ao risco, deixando-os livres para vender noutro
dia.
Mas o que
é que isso quer dizer, reduzir o risco? Pode ser qualquer coisa:
Conheça
os seus números. Já me esqueci de quantos empresários já conheci que deram cabo
do negócio porque se entusiasmaram com uma ideia e gastaram rios de dinheiro em
algo que não estava bem fundamentado.
Há uns
anos, estive envolvido com uma empresa onde uma das pessoas decidiu,
unilateralmente, que a melhor coisa que podiam fazer era comprar um anúncio
numa revista famosa. A campanha não deu em nada e o negócio ficou com uma
dívida de quase 50 mil euros.
Conheça
os seus números. Mastigue os seus números. Faça projeções. Se não puder pagar,
não faça nada.
- Faça o seu trabalho de casa. O entusiasmo e a energia que definem muitos empreendedores podem ser um defeito se os fizerem tomar decisões precipitadas e más.
- Faça a sua pesquisa e olhe antes de saltar. Teste a água. Pense bem no que vai fazer. Pense no pior que pode acontecer. Analise cuidadosamente uma oportunidade ou uma ideia antes de a implementar, isso pode fazer com que as hipóteses de perder demasiado tempo ou dinheiro sejam reduzidas.
- Adira ao corporativismo. Se as coisas correrem mal, o escudo corporativo que protege os seus bens pessoais da dívida corporativa vai fazer muita diferença. Se não gerir o seu negócio como uma corporação ou como uma empresa limitada, vai estar a arriscar os seus bens pessoais.
- Previna-se bem em termos de seguro. Tal como o corporativismo reduz o seu risco pessoal, o seguro certo pode fazer o mesmo. É claro que é caro, mas os bens que não estão segurados são muito mais dispendiosos.
- Não deposite toda a fé num único santo. Sim, aqueles clientes grandes são ótimos, mas se só tiver uns quantos grandes clientes, fica dependente da lealdade deles. E se perder um ou dois? Vai ter problemas, é o que vai acontecer.
- Peça ajuda. Gostamos de pensar que sabemos tudo, mas não sabemos e pensar isso pode levar a erros dispendiosos.
A
vantagem de tudo isto é que os grandes empreendedores conhecem os seus pontos
fortes e fracos, por isso pensam mais à frente e planeiam.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Autor: Steve Strauss – Autor do livro Small Business Bible é conhecido, é um advogado, autor e colunista do jornal
"USA Today". Assinar gratuitamente sua newsletter Small Business Success Secrets! Visite o seu website www.theselfemployed.com
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