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quarta-feira, 21 de março de 2018

QUAL SERÁ A MELHOR ESTRATÉGIA?


Você provavelmente já ouviu o termo "estratégia de negócios", utilizado no local de trabalho. Mas o que é estratégia, exatamente? E você está ciente de que você precisa de diferentes tipos de estratégia em diferentes níveis dentro de sua organização?

Neste artigo, estamos olhando para algumas definições comuns de estratégia. Iremos nos concentrar em três níveis estratégicos - estratégia corporativa, estratégia de unidade de negócios e estratégia de equipe - e vamos olhar para algumas das principais ferramentas e modelos associados a cada área.

O que é Estratégia?

Estratégia foi estudada durante anos por líderes empresariais e pelos teóricos de negócios. No entanto, não há uma resposta definitiva sobre qual a estratégia realmente é.


Uma razão para isso é que as pessoas pensam sobre estratégia de maneiras diferentes.

Por exemplo, algumas pessoas acreditam que você deve analisar o presente com cuidado, antecipar as mudanças em seu mercado ou indústria, e, a partir disso, planejar como você vai ter sucesso no futuro. Enquanto isso, os outros pensam que o futuro é muito difícil de prever, e eles preferem a evoluir suas estratégias organicamente.

Gerry Johnson e Kevan Scholes, autores de "Exploring Corporate Strategy", dizem que a estratégia determina o sentido e o alcance de uma organização, a longo prazo, e eles dizem que este deve determinar como os recursos devem ser configurado para atender às necessidades dos mercados e as partes interessadas.


Michael Porter, especialista em estratégia e professor da Harvard Business School, enfatiza a necessidade de estratégia para definir e comunicar posição única de uma organização, e diz que ele deve determinar como recursos organizacionais, habilidades e competências devem ser combinados para criar uma vantagem competitiva.

Embora sempre haja algum elemento evoluído de estratégia, acreditamos que o planejamento para o sucesso no mercado é importante; e que, para tirar o máximo partido das oportunidades abertas para eles, as organizações precisam antecipar e se preparar para o futuro a todos os níveis.

Por exemplo, muitas organizações bem-sucedidas e produtivas têm uma estratégia corporativa para orientar a imagem grande. Cada unidade de negócios dentro da organização tem então uma estratégia de unidade de negócios, o que seus líderes usam para determinar como eles irão competir em seus mercados individuais.


Por sua vez, cada equipe deve ter a sua própria estratégia para garantir que as suas atividades do dia-a-dia ajudam a mover a organização na direção certa.

Em cada nível, no entanto, uma definição simples de estratégia pode ser: "Determinar como é que vamos para vencer no período que se avizinha."

Vamos agora olhar mais profundamente em cada nível de estratégia - corporativo, unidade de negócios e da equipe.

Estratégia Empresarial

No mundo dos negócios, estratégia corporativa refere-se à estratégia geral de uma organização que é composta de várias unidades de negócios, operando em vários mercados. Ele determina como a corporação como um todo apoia e aumenta o valor das unidades de negócio dentro dele; e ele responde à pergunta: "Como é que vamos estruturar o negócio como um todo, de modo que todas as suas partes criem mais valor em conjunto do que seria individualmente?"


As empresas podem fazer isso através da construção de fortes competências internas, através da partilha de tecnologias e recursos entre as unidades de negócio, através do aumento de capital de forma rentável, desenvolvendo e alimentando uma marca corporativa forte, e assim por diante.

Assim, a este nível de estratégia, estamos preocupados com a pensar em como as unidades de negócios dentro da empresa deve se encaixam, e entender como os recursos devem ser mobilizados para criar o maior valor possível. Ferramentas como Estratégias de Porter, Matriz Boston, Matriz ADL e outras, irão ajudar a análise e o planejamento de alto nível.


projeto da organização é outro fator estratégico importante que precisa ser considerado a este nível. Como você estrutura o seu negócio, a sua equipe, e de outros recursos - tudo isso afeta a vantagem competitiva e pode suportar seus objetivos estratégicos.

Estratégia da Unidade de Negócios

Estratégia ao nível da unidade de negócios está preocupada em competir com sucesso em mercados individuais. Responde a questão: "Como é que vamos ganhar neste mercado?" No entanto, esta estratégia deve estar ligada aos objetivos identificados na estratégia de nível corporativo.


A análise da concorrência, incluindo a coleta de inteligência competitiva, é um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento de uma estratégia de unidade de negócio. Como parte deste, é importante pensar sobre suas competências essenciais, e como você poderá usá-las para atender às necessidades de seus clientes da melhor forma possível. De lá, você pode usar a Análise USP para entender como reforçar a sua posição competitiva.

Você também vai querer explorar as suas opções para a criação e exploração de novas oportunidades. As Cinco Forças de Portes é uma ferramenta imprescindível para este processo, enquanto uma Análise de SWOT irá ajudá-lo a compreender e lidar com as oportunidades e ameaças em seu mercado.


Sua estratégia de unidade de negócio será mais visível dentro de cada área de negócio. As pessoas que trabalham dentro de cada unidade devem ser capaz de desenhar ligações diretas entre essa estratégia e o trabalho que eles estão fazendo. Quando as pessoas entendem como eles podem ajudar a sua unidade de negócios a "vencer", você tem a base para uma força de trabalho altamente produtiva e motivada. Como tal, é importante que haja uma definição clara da missão, visão e valores da unidade de negócios.

Estratégia da Equipe

Para executar suas estratégias corporativas e unidades de negócio com sucesso, você precisa que equipes de toda a sua organização trabalharem juntas. Cada uma dessas equipes tem uma contribuição diferente para fazer, o que significa que cada equipe precisa ter sua própria estratégia em nível de equipe, por mais simples que seja.


Esta estratégia equipe deve levar diretamente para a realização da unidade de negócios e estratégias corporativas, o que significa que todos os níveis de apoio estratégia reforçarão uns aos outros para garantir que a organização seja bem sucedida.

Este é o lugar ideal para definir efeitos e limites, utilizando, por exemplo, o da equipe, um charter equipe, e para gerenciá-lo usando técnicas como, por exemplo, a Gestão por Objetivos  e uso de indicadores-chave de desempenho.


Você precisa estar trabalhando de forma eficiente para atingir os objetivos estratégicos que foram definidos em níveis mais altos da organização; assim, um elemento importante da sua estratégia de equipe é o de implementar as melhores práticas para ajudar a sua equipe a atingir os seus objetivos. Atividades que otimizam a gestão de fornecedores, qualidade e excelência operacional também são fatores importantes na criação e execução de uma estratégia de equipe eficaz.

Lições Aprendidas

  • Estratégia pode ser difícil de definir, mas uma boa definição é: "Determinar como é que vai ganhar no futuro próximo."
  • Nos negócios, existem diferentes níveis de estratégia. Cada uma delas tem um foco diferente, e precisa de diferentes ferramentas e habilidades.
  • Estratégia empresarial centra-se na organização como um todo, enquanto a estratégia da unidade de negócios se concentra em uma unidade de negócios individual ou de mercado.
  • Finalmente, a estratégia da equipe identifica como uma equipe vai ajudar a organização a atingir suas metas e objetivos gerais.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

Fonte: Artigo adaptado pelo Prof.A.Marins - de Club Mind Tools - www.mindtools.com

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