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sábado, 8 de dezembro de 2018

COMO PLANEJAR A EMPRESA PARA 2019


O tempo passa muito rápido! Parece que foi ontem que falamos sobre o planejamento deste ano e agora estamos aqui novamente falando em planos, mas para o próximo ano.

Você é capaz de se lembrar o que planejou no ano passado e o que conseguiu colocar em prática nesse ano?

Se você conseguiu implantar as ações do seu plano, parabéns!!! Tenho certeza que a partir de agora será muito mais fácil para você colocar em prática as ações planejadas.

Mas, se você não conseguiu, não tem problema! Estamos aí para iniciar um novo ano e uma nova oportunidade. Confira o que você pode fazer para planejar bem suas ações para 2019:

Entendendo a sua empresa.

Antes de qualquer coisa é preciso entender como está sua empresa no cenário atual para, então, fazer o planejamento 2019.


Para mim uma das melhores ferramentas para isso é, com certeza, o Canvas.

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.


É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos, são eles:
  • Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
  • Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;
  • Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
  • Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
  • Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
  • Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;7.  Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
  • Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
  • Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.
As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

Planejamento 2019

Agora que você já consegue compreender melhor o que se passa em sua empresa, chegou a hora de começar a elaborar o seu plano estratégico.

A primeira coisa é sentar com as pessoas chaves da empresa para entender como está cada área da empresa e também porque essas pessoas costumam trazer ideias muito pertinentes, já que elas lidam diariamente com problemas que podem virar boas oportunidades.


Discuta com sua equipe estas três questões:

Onde estamos?
Para onde queremos ir?
Como chegar lá?


Esteja aberto a ouvir as ideias da sua equipe. Mesmo que elas possam parecer estranhas ou inviáveis, peça ao colaborador para explicar o por quê da ideia e como colocar em prática. Desta forma, a equipa toda poderá ter conhecimento e fazer melhorias, caso seja necessário.

Defina um orçamento! Algumas empresas definem um valor fixo mensal, outras, um percentual do faturamento do mês anterior para reinvestir com ações estratégicas de marketing e publicidade, por exemplo. Mas você pode incluir também a implantação de certificações, como a ISO, por exemplo, ou capacitação profissional, ou ainda, uma consultoria para a área financeira e de vendas. Enfim, há diversas ações que são importantes ter em uma empresa e, para isso, é necessário um orçamento já pré-estabelecido.


Defina suas metas! “Quais são as metas da empresa para os próximos meses em se tratando de gestão de pessoas, estratégica, financeira, de marketing e vendas? Para seu planejamento ser assertivo todas as áreas da empresa precisam ser contempladas, pois é a evolução do todo que proporcionará os resultados desejados. Nestas metas também devem estar claros os prazos de início das ações, bem como o tempo para sua realização e concretização”.


Não basta só definir as metas, é preciso agir! Colocar em prática, talvez seja a parte mais difícil para a maioria das pessoas e empresas, afinal, nem sempre é fácil fazer com que uma equipe inteira trabalhe mudanças que tragam benefício a curto, médio e longo prazo. Por isso, tente manter um programa de recompensas para aqueles que consigam implantar as ações e conseguem atingir as metas com o orçamento definido.


Estes passos certamente irão lhe auxiliar a ter uma visão melhor da sua empresa e a preparar o seu plano estratégico. Não pense que o plano deve incluir somente investimento em divulgação, afinal, de nada adianta ser uma empresa conhecida e oferecer um produto ou serviço ruim ou razoável. Trabalhe para oferecer sempre o melhor e, com isso, obter sempre os melhores resultados, construindo uma empresa forte e saudável e com uma relação de total respeito para com seus clientes.

Se necessitar de ajuda, entre em contato, sem compromisso, com o Prof.A.Marins – antomar.marins@gmail.com

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

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