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segunda-feira, 26 de agosto de 2019

3 DICAS PARA APLICAR A MERITOCRACIA EM SUA PEQUENA EMPRESA


Ter colaboradores reconhecidos pelo seu trabalho é item básico para uma empresa atingir um bom clima organizacional. Grande parte da responsabilidade da motivação de um colaborador vem da própria organização, e um dos critérios-chave no que diz respeito à motivação é a meritocracia.

Isso significa identificar aqueles que apresentam melhor desempenho e reconhecê-los, de forma que possam impulsioná-los a alcançar resultados cada vez melhores. Entenda os impactos da meritocracia no crescimento do seu negócio e veja algumas dicas práticas para que você a utilize na sua empresa.

Desenvolvendo sistemas meritocráticos

Imagine que sua empresa funciona como um vídeo game. A cada fase, o personagem tem resultados esperados e previsíveis para determinadas ações e pode ir recolhendo pequenos prêmios pelo caminho que o mantêm seguindo em frente. Ele pode não saber exatamente o que lhe espera ao final, mas ele sabe que deve passar de fase se cumprir o que precisa ser feito. É assim que devemos encarar a meritocracia: seu colaborador cresce conforme atinge suas metas e apresenta o comportamento dentro ou acima do esperado.


Para desenvolver sistemas meritocráticos, é preciso estabelecer com clareza as metas, os objetivos e as virtudes necessárias e esperadas das pessoas. Uma avaliação que determine as recompensas de um colaborador não pode ser feita de forma subjetiva. Todos – o setor de Recursos Humanos, as lideranças e os demais colaboradores – se envolvem no processo para entender quais são seus entregáveis principais e o que eles esperam como fruto do seu esforço. Depois de definidos, é preciso compartilhar esses critérios entre a organização.

Confira 3 dicas de modelos meritocráticos de grande eficácia:

1.  Planos de cargos

É preciso estabelecer com clareza quais são os critérios para a promoção de um colaborador. Antes disso, no entanto, a organização precisa ter um quadro de colaboradores estruturado e claro. Quais são os cargos disponíveis e as hierarquias?


Os planos de cargos tratam, portanto, da evolução vertical que é possível dentro da organização. Um auxiliar administrativo poderia se tornar um administrador júnior, por exemplo, caso abram novas vagas e ele atenda as exigências mínimas da função.

2.  Planos de salários

Nem sempre é possível deslocar colaboradores para cargos mais altos, por mais que eles mereçam. Além disso, se isso ocorre com frequência na sua empresa, é sinal de que a rotatividade é alta, portanto, não é um cenário desejável. Para alimentar a motivação por meio da meritocracia, nesses casos, são estabelecidos os planos de salários.


Ao contrário dos planos de cargos, o deslocamento ocorre de maneira horizontal. Um administrador júnior, por exemplo, pode aumentar a sua remuneração ao ser promovido para administrador pleno. Sua função e responsabilidades não seriam alteradas, mas, para reter o profissional, o estimulo se dá diretamente no salário e no seu reconhecimento.

3.  Remuneração variável

Por fim, a empresa pode estabelecer ainda sistemas de reconhecimentos e recompensas Reco&Reco), ligadas diretamente à produtividade dos colaboradores. Exemplo clássico são as comissões, fornecidas principalmente na área comercial, quando os vendedores conseguem atingir as diferentes metas estabelecidas pela empresa ou prêmios como viagens pagas pela empresa.

Além disso, há modelos como bônus, divisão de lucros ou compra de participação na empresa. É importante deixar claro que é fundamental que todas as metas e objetivos devem ser realizáveis, já que é a expectativa de conquista que manterá o colaborador motivado. Metas irreais dificilmente serão perseguidas.


Competitividade e produtividade são palavras que os empreendedores ouvem diariamente. A grande questão é que, para atingir essas necessidades básicas, é preciso desenvolver um trabalho interno eficaz, que permita o alinhamento entre os objetivos empresariais e os objetivos individuais dos colaboradores.

Ao estabelecer regras e critérios claros para as recompensas internas, seja o aumento de remuneração, ou, ainda, a promoção de um colaborador, o gestor estará estimulando comportamentos esperados dos colaboradores, o que favorecerá uma cultura forte dentro da organização. A meritocracia é, portanto, uma forma de tratar honestamente os colaboradores e estimular o crescimento da sua empresa.

Caso você já esteja nesse caminho, parabéns!

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

Fonte: Exame Abril - https://exame.abril.com.br/

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