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segunda-feira, 16 de setembro de 2019

IMPORTÂNCIA DO MARKETING NAS ORGANIZAÇÕES


A partir do momento em que o mercado deixa de ser do vendedor e passa a ser do comprador, pode-se dizer que a crise chegou a muitas empresas mal estruturadas e mal administradas. Para superá-la e transformar problemas em oportunidades, é necessário desenvolver um marketing básico, verdadeiro, adaptado às necessidades tupiniquins. Justamente porque o marketing pode se tornar um dos instrumentos mais importantes para a tomada de decisões, pois fornece informações vitais para tais decisões.

Uma estratégia de marketing adotada para pequenas empresas é diferente daquelas normalmente usadas pelas grandes organizações, pois “uma pequena empresa não pode ser encarada como tendo dimensão menor” do que uma grande empresa, ela realmente tem personalidade própria e peculiar. A peculiaridade existente nas pequenas empresas em relação às grandes está nos recursos humanos, que são considerados como seu maior ativo, porém trata-se de um aspecto contraditório pela deficiência da qualificação dos dirigentes, além de haver carência de informações de tecnologia e de mercado.


Por isso, o grau de sucesso das pequenas empresas depende em larga escala da habilidade de seus dirigentes em saberem aproveitar as vantagens naturais que essas condições lhes oferecem. As condições que concorrem para criar vantagens naturais das pequenas empresas em relação às grandes são as seguintes:

  • A distância entre produtor e consumidor final: Nas grandes empresas dificilmente os empresários conhecem uma parcela dos consumidores, mesmo ela sendo pequena; ao passo que os pequenos empresários têm a possibilidade de conhecer pessoalmente os seus clientes e negociar diretamente com eles.
  • Cobertura geográfica do mercado: Já que para a pequena empresa fica limitada a sua área de influência, o seu mercado territorialmente fica reduzido, adequado à sua capacidade de atendimento aos clientes. Quanto à distribuição física e financeira, será compensada com a redução nos custos de transporte e de vendas, principalmente de vendas, pois os custos de transporte poderão correr por conta do cliente.
  • Rapidez na tomada de decisões: O pequeno empresário normalmente acumula os cargos importantes da empresa, por isso conhece bem os seus produtos e tem contato com o cliente, o que é altamente positivo para poder negociar com o proprietário.

Considerando que as empresas são mais flexíveis e versáteis e que se o pequeno empresário estiver alerta em relação às reações do mercado e às ações da concorrência, tendo agilidade, poderá decidir mais rapidamente quanto aos preços, prazos de entrega, alterações na produção, atendimento de reclamações, etc. A agilidade em questão deve ser compreendida no aspecto de que o pequeno empresário, em geral, é o proprietário.


Por estar gerindo os seus negócios, o proprietário pode decidir a qualquer momento algum tipo de problema, acertando ou errando, mas isso é possível. Em contrapartida, nas grandes empresas provavelmente processarão algumas consultas à hierarquia superior e conforme a gravidade do problema poderá ser discutida em reunião, o que demandaria maior tempo para uma solução.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

Fonte: Portal Educação - www.portaleducacao.com.br

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