Ebooks Grátis

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

A IMPORTÂNCIA DO ESTABELECIMENTO DE METAS PARA A SUA VIDA EM 2020


Seja por conta da rotina sempre apressada, ou mesmo pelas historinhas que costumamos contar para nós mesmos, fato é que deixamos as metas em segundo plano.

E não estamos falando apenas de suas realizações, mas do próprio estabelecimento de metas. Sejam elas pessoais ou profissionais.

A importância dessa elaboração e da ciência daquilo que você busca é fundamental. Primeiramente porque colocar um objetivo em perspectiva ajuda você  a se motivar. Além disso, pavimenta todo o seu caminho até o sucesso — esteja ele em curto, médio ou longo prazo.

Que tal descobrir como estabelecer metas e, principalmente, como alcançá-las? Neste artigo, vamos falar tudo a respeito do assunto. Boa leitura!

O que são metas e qual é a importância em defini-las?

Não saber o caminho que você deseja percorrer pode dar a sensação de que você não está perdido. Acontece que, paralelamente, você nunca terá um destino a alcançar. E, para muitos, isso pode ser um grande sinônimo de estar perdido.


O que nos leva a perguntar: como andam os seus objetivos? Estagnados, imprecisos ou a caminho de sua concretização? Perguntamos porque é por meio do estabelecimento dessas metas que você vai, passo a passo, no caminho certo para as suas realizações.

Para ajudar você a entender o que são metas e qual é a importância em tê-las definidas na sua vida, separamos alguns bons exemplos disso!

Exemplos de metas pessoais
  • Emagrecer o peso corporal, quando os excessos se traduziram em efeitos nocivos ao corpo — ou quando você deixou de sentir-se bem com a sua aparência;
  • Fazer uma viagem — nacional ou internacional — que você vem adiando por diversas motivos e há um bom tempo;
  • Comprar um imóvel ou carro, quando você acredita que chegou a hora de adquirir um — ou ambos.
  • Fazer uma bela festa de casamento;
  • Estabelecer metas econômicas para poupar, continuamente, seja para cumprir objetivos em curto, médio ou longo prazo.

É claro que também existem outros tipos de metas, como veremos a seguir!

Exemplos de metas profissionais

·         Conquistar o primeiro emprego;
·         Realizar cursos de capacitação profissional;
·         Almejar (e alcançar) uma promoção no seu emprego atual;
·         Desenvolver a sua liderança;
·         Aumentar o seu networking;
·         Montar o seu próprio empreendimento;
·         Mudar de rumos na sua carreira.

Ou seja: as metas são as pequenas conquistas que você almeja, e que pode alcançá-las por meio do estabelecimento da sua identificação. E, em seguida, da construção de um plano de ação.

É preciso, primeiro, entender como você pode dar esse primeiro passo e aproximar-se das suas metas!

Como definir as metas por meio de técnicas e ferramentas?

Diversas técnicas, ferramentas e ações podem ser idealizadas para que você se aproxime, continuamente, de suas metas. Vale reforçar, no entanto, que uma delas se destaca amplamente. E isso vale tanto para diagnosticar e buscar as suas metas pessoais ou profissionais.


Trata-se da definição de metas SMART e, abaixo, vamos entender como funciona!

O que são as metas SMART?

O termo é uma sigla, na verdade, que prega o uso de algumas qualidades importantes para a definição de metas:

·         S — smart, ou específica;
·         M — measurable, ou mensurável;
·         A — achievable, ou alcançável;
·         R — relevant, ou relevante;
·         T— time bound, ou término.

Vamos explicar rapidinho como isso se aplica na sua definição de metas. Começando pela especificidade do projeto: é importante que você entenda o que almeja (digamos, por exemplo, uma promoção dentro da empresa onde você trabalha atualmente).

No exemplo pessoal, vamos colocar a questão da compra de um carro. Saiba, portanto, qual modelo (e o seu custo) e quando você pretende alcançar essa grande meta. Assim, você tem os principais dados em mãos para contemplar o melhor plano de ação, futuramente.


Depois, entra a parte mensurável. Ou seja: hora de colocar no papel o custo do automóvel, o período que você vai poupar para comprá-lo ou, ainda, o cargo que você quer ocupar e o tempo necessário para a sua realização.

Lembre-se, também, que as metas devem ser alcançáveis. Quem não tem um centavo poupado, por exemplo, não consegue estabelecer metas para comprar um imóvel da noite para o dia. É importante traçar metas atingíveis, reais, que possam ser fragmentadas para que você alcance o objetivo principal aos poucos, motivando-se constantemente.

Entramos, agora, na questão da relevância das metas SMART: o quanto essas metas importam para você, e o quanto você só desenhou-as para provar um ponto ou porque não pensou em algo mais ambicioso ou relacionado ao seu perfil?

A importância disso é evidente: quanto mais as suas metas estiverem alinhadas com os seus reais desejos, mais motivação você vai inspirar para conquistá-la. Do contrário, é possível que você persiga-as sem muito propósito ou missão de vida e aí é fácil perder a concentração e o foco na sua conquista.

Por fim, chegamos ao T das metas SMART: o prazo para alcançar o seu objetivo. Estipule-o, que seja em longo prazo. Para isso, tenha metas menores que vão ajudar você a manter o foco, como havíamos dito anteriormente. Não se deixe abalar pela longevidade de um projeto. Se é algo que você realmente almeja, você vai encontrar a inspiração e disposição para seguir em frente, meta por meta, conquista após conquista.

Você tem o que precisa para alcançar as suas metas?

Viu como o estabelecimento de metas é uma parte essencial da realização de qualquer um dos seus objetivos pessoais e profissionais?

Pense nelas como o desenho de um mapa para pequenos (ou grandiosos) tesouros para você subir os degraus do seu sucesso. Assim, é possível buscar continuamente a mudança de hábitos que impedem você de ir além, nas suas próprias ambições, e buscar mais e mais continuamente. E com sucesso em 2020!

Pensem nisto e Feliz Ano Novo para todos!

Nenhum comentário: