Ebooks Grátis

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

FINAL DO ANO E PLANEJAMENTO: ALIADOS PARA O BEM DA EMPRESA

Estamos no final do ano, o que representa o momento de analisar o ano que passou e programar o ano que virá. Mais do que isso, tanto empresas quanto pessoas começam a colocar em prática os planos para as festividades de Natal e Ano Novo. Neste momento podem aparecer muitos desafios e imprevistos.

 

Por isso, preparamos este artigo com dicas para lidar com os imprevistos, ou criar o planejamento desta época se a empresa ainda não tiver. Confira o que você deve analisar neste momento:

 

Aproveite o tempo que resta até o final do ano

 

Embora o ano tenha passado depressa e Dezembro tenha chegado no “susto”, este é momento de manter a calma e planejar os próximos dias a favor do seu negócio.



O trabalho da empresa deve continuar no mesmo ritmo e o planejamento deve ser um aliado de todos, para evitar transtornos. Para isso, faça uma lista de todas as tarefas que ainda precisam ser realizadas e veja quais você pode delegar para sua equipe.

 

Estabeleça metas reais para execução de cada tarefa, mantendo o foco no que é mais relevante em cada setor. Além disso, fique de olho no que está sendo feito e faça ajustes sempre que precisar.

 

Ouça seus clientes

 

Para avaliar o que aconteceu no decorrer do ano, você não deve estudar apenas dos números e estatísticas. É preciso conhecer o nível de satisfação de seus clientes, em relação aos produtos e à empresa.



Você pode realizar este levantamento através de uma pesquisa de satisfação, seja ela física ou virtual. O final do ano é um bom momento para fazer esse tipo de pesquisa, pois a partir dele é possível planejar as próximas tarefas e fidelizar os clientes que realizam as compras de final do ano com a sua empresa.

 

Ou seja, você pode fechar o ano conhecendo a opinião de seus clientes, como sua marca está posicionada diante dos concorrentes, quais são seus erros e acertos. Isso traz mais informações para sua análise de resultados do ano e planejamento do ano seguinte.

 

Faça uma pesquisa de clima organizacional

 

Além da opinião do cliente, também é fundamental conhecer a opinião de seus colaboradores para a empresa.



Realizar uma pesquisa de clima organizacional com seus colaboradores é importante durante todo o ano, mas essencial nesta reta final. A pesquisa é utilizada para medir a satisfação dos funcionários com relação à empresa, ao ambiente de trabalho e ao restante da equipe.

 

Os resultados de uma pesquisa de clima organizacional no final do ano podem ajudar na identificação dos pontos fortes e fracos dos seus processos internos e na gestão do seu negócio. Esta é uma forma eficiente de planejar o próximo ano com fatores que mantenham a equipe motivada, pois funcionários satisfeitos são mais produtivos e você mantém os talentos dentro da empresa.

 

Planeje o próximo ano

 

Depois de fazer todas as etapas anteriores, é chegado o momento de analisar os resultados e planejar o próximo ano com sabedoria.



Você pode estabelecer metas comerciais, projetar seu fluxo de caixa e traçar estratégias para aumentar seus resultados.

 

Analisando todo o balanço do que você já realizou, planeje como você poderá aproveitar as oportunidades e corrigir as falhas que o negócio apresentou durante esse ano e você verá seus resultados melhorarem no ano novo.

 

Concluindo

 

A chegada do final do ano não é motivo para desespero dentro da sua empresa. O final do ano exige planejamento e dedicação, para que você possa curtir as festas com boas energias e a certeza de que sua empresa está no caminho certo.

 

Pense nisto e tenha um Feliz Natal e Ano Novo!

 

Fonte: Sige Cloudhttps://blog.sigecloud.com.br/ 

Nenhum comentário: