Ebooks Grátis

domingo, 1 de novembro de 2009

VÁ AO GEMBAKAIZEN

GEMBA é uma palavra japonesa que, em português, representa o local onde ocorrem as operações, atividades, ações, enfim as coisas que são realmente importantes para a empresa. Portanto podemos dizer que é o local onde os produtos ou serviços são produzidos.

Esta palavra está inserida dentro da filosofia KAIZEN, que segundo Masaaki Imai, é um conjunto de idéias para manter e melhorar continuamente os padrões existentes. É uma nova postura de trabalho envolvendo todas as pessoas da organização, desde a alta organização até o chão de fábrica. Fazer melhoria todos os dias é a rotina de trabalho de todos. Em outras palavras, local onde as dificuldades serão superadas e resolvidas se forem discutidas e analisadas no seu ponto de ocorrência, ou seja, no GEMBA.

O GembaKaizen® é uma ferramenta de gestão da melhoria contínua, orientada para a eliminação de desperdícios, maximização da produtividade e da rentabilidade. Consiste em colocar em prática uma metodologia de melhoria contínua gradual que não implica em significativo aumento de despesas e investimentos. As atividades de melhoria envolvem não apenas os processos produtivos, mas também as áreas de marketing, de vendas, de desenvolvimentos, administrativas e financeiras.

Dentro de uma empresa, por exemplo, existem vários problemas de administração, comercialização, logística etc. e que devem ser analisados, discutidos e resolvidos no GEMBA e não na sala do gestor, o que em nosso país normalmente acontece.

Faz parte da cultura da maioria das empresas o gerente administrar suas áreas através de planilhas, gráficos, indicadores ou de softwares sofisticados. Gerenciar desta forma não é um erro, mas deve estar bem claro para o gestor – comenta Rogério Oliveira – que os resultados apresentados só poderão ser alterados se houver uma ação no GEMBA.

A ação no GEMBA está ligada diretamente a MUDA, outra palavra japonesa que quer dizer perda ou desperdício.

Os benefícios para as empresas ocidentais são: aumento de produtividade sem investimentos significativos; reduções nos custos de produção; aumento da capacidade de reação às mudanças de mercado e motivação dos colaboradores.

Nota: Massaki Imai é o “guru” do GembaKaizen®.

OLIVEIRA, Rogério – Colunista da Qualidade Brasil – www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...