Ebooks Grátis

segunda-feira, 6 de junho de 2011

PLANEJAMENTO DO AUTOENGANO!

Tem gente que vai para frente do espelho, murcha a barriga... E depois sai dizendo que está tudo bem!

As pessoas parecem sentir um enorme prazer em dar ideias novas, propor projetos grandiosos, mirabolantes... Mas na hora de executar, não tem o mesmo entusiasmo. Vale a reflexão: É melhor ter menos ideias, projetos mais simplistas e mais execução.

Sem o total comprometimento dos líderes, dos dirigentes com a execução de ideias, orçamentos, planos, projetos, as empresas continuarão aperfeiçoando a melhoria contínua do planejamento do autoengano.

O General Mac Arthur na segunda guerra mundial precisava passar a cavalaria para o outro lado do rio. Chamou o soldado engenheiro e lhe disse: “Soldado, reúna o pessoal do projeto e construa uma ponte em três dias, preciso passar a cavalaria para o outro lado do rio”.

Passados três dias o general chamou o soldado e lhe perguntou: “E a ponte soldado?” E o mesmo lhe respondeu: “A ponte está pronta senhor, desde que não espere pelo pessoal do projeto que ainda não está pronto”.

Nada contra o pessoal da área de projetos, tão importante nas empresas. Porém, o que está em jogo é a atitude, o comportamento, a iniciativa, o comprometimento do pessoal, incluindo aí o pessoal de projetos com a ideia e com a necessidade de ação, isto é, a ideia colocada em prática.

Uma ideia pode valer um bilhão de dólares... Desde que colocada em funcionamento. Caso contrário foi apenas mais uma ideia na multidão. O sucesso é medido pela prática. Como exemplo, as obras que Oscar Niemayer sonhou e desenhou na prancheta só tiveram êxito, valor, com a construção delas, isto é, saíram da prancheta, do desenho.

Você pode ter o maior conhecimento do mundo... Porém se não repassar isso aos outros, valerá menos que alguém que saiba muito menos, porém coloca até a alma para ensinar o que sabe. E ensina.

Nós vivemos de metas, de objetivos... E tudo isso só acontece com sonhos, com pensamentos positivos. O escritor Ishizawa disse que uma tonelada de ideias não vale nada se não tiver um grama de técnica. Entendi então que uma tonelada de ideias não valerá nada sem um grama de prática.

Existem pessoas que não sabem... E não perguntam.
Existem pessoas que sabem... E não ensinam.
Existem pessoas que ensinam... E não fazem!

Ninguém tem o direito de ensinar aquilo que não sabe fazer. Você pode não “pegar na massa”, mas tem que “entender da massa” para ensinar.

O sucesso é de quem faz! Pense nisso!

Fonte: Gilclér Regina é consultor, escritor e palestrante no Brasil e exterior - www. http://www.gilclerregina.com.br/

Nenhum comentário: