Ebooks Grátis

terça-feira, 26 de junho de 2012

CHEGANDO A TERRA PROMETIDA... NEGOCIANDO!


O mundo em que você vive é uma gigantesca mesa de negociações, e quer queira ou não, você participa dele. Como indivíduo, entra em conflito com outras pessoas: membros da família, vendedores, competidores, colegas do trabalho, governo ou sistema. A maneira como você encara estes encontros determinará não somente se irá obter sucesso.

Muitas trocas no mercado empresarial estão sujeitas à negociação. Nos contratos negociados, preço, programação de entrega, especificações do produto e responsabilidades cabíveis a cada parte são determinados por meio de negociação. Embora as negociações possam ser complexas e difíceis às vezes, comprador e vendedor recebem vantagens das especificações surgidas de negociações bem sucedidas. Além disso, as empresas vendedoras podem de fato se beneficiar enormemente do processo, uma vez que contratos negociados podem resultar em compromissos de longo prazo.

A negociação é uma modalidade existente em muitos mercados, especialmente quando envolvem custos altos, acordos e contratos a serem assinados, prazos de projetos etc. e torna-se fundamental compreender a natureza e as pessoas e estilos das partes envolvidas.

A negociação tem sido entendida como um processo de discussão entre dois lados, em que cada um procura alcançar determinado objetivo. Ela pode ser vista como uma experiência egoísta, onde cada um dos interessados preocupa-se apenas em atender às suas necessidades ou, também, pode ser uma experiência positiva, com benefícios para os negociadores, onde os interesses de cada um são levados em consideração.

Tradicionalmente a negociação tem sido compreendida como um processo de barganha ou de solução para um conflito que exija a participação de ambos os lados. No entanto, modernamente sabe-se que o sucesso de uma negociação depende da percepção e responsabilidade que o indivíduo tem sobre si mesmo e sobre os outros. As intenções e os comportamentos do negociador são ferramentas fundamentais para a administração de um conflito. 

O bom negociador, antes de tudo,  se conhece, aprendendo a lidar com si próprio, observando suas intenções e ações para consciente de suas necessidades, desejos, crenças e responsabilidades, poder enfrentar as situações criadas, utilizando-se de técnicas e estratégias adequadas a cada seção de negociação.

Ele também sabe que “para chegar à Terra Prometida, ele tem que atravessar o deserto negociando”.

Pense nisto!

Nenhum comentário: