Especialistas afirmam que determinadas
frases podem desmotivar a equipe e limitar ideias inovadoras em pequenas
empresas. Seja em uma pequena ou média empresa, o
chefe tem um papel fundamental para que o ambiente de trabalho seja agradável e
produtivo. Por isso, recorrer frequentemente a algumas frases podem ser
prejudiciais não só para a relação chefe e
funcionário quanto para a empresa.
Para Andrea Piscitelli, consultora e especialista em gestão
de pessoas, às vezes a intenção não é ruim. Entretanto, é preciso cuidado para
que o conteúdo da frase não possa ser interpretado como um assédio moral. “É
diferente expor o funcionário para outras pessoas e falar que ele é desleixado,
com a intenção de falar que ele é descompromissado com a empresa”, exemplifica.
Com a ajuda de especialistas, confira seis frases que um
chefe não deveria dizer aos funcionários.
Não quero problemas, quero soluções.
O papel do chefe, nesse caso, é de fazer acontecer por meio
das pessoas e ajudá-las a se desenvolver. Para Caroline Pfeiffer, diretora de
marketing e vendas da consultoria LHH/DBM, é como o capitão Francesco Schettino
que abandonou o navio Costa Concordia na Itália e o problema, sendo que era de
sua responsabilidade. A mensagem deveria ser “vamos resolver isso junto”, afirma.
Ricardo Munhoz, diretor executivo da Ricardo Xavier Recursos
Humanos, explica que ao dizer frequentemente esta frase, o chefe demonstra que
não tem paciência para ouvir o funcionário e acaba desmotivando não só ele como
toda a equipe. “Isso acaba com o interesse em gerar novas ideias e pode também
ocasionar a perda de profissionais qualificados”, diz.
Não acho que isso seja prioridade agora.
Andrea, que também é professora na Fundação Getúlio Vargas
(FGV), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Fundação Instituto de
Administração (FIA), explica que quando um funcionário tem uma ideia ou uma
sugestão e o chefe se limita a dizer que há outros assuntos prioritários no
momento, acaba “infantilizando” a relação. “Algumas empresas incitam uma
cultura de inovação e às vezes é o gestor que não está preparado para aceitar
sugestões”, afirma.
Para Caroline, ouvir o funcionário pode custar um pouco do
tempo do chefe, mas o ideal é que esse tempo seja gasto com uma explicação
breve sobre a razão do assunto não ser o foco do momento. Munhoz completa que é
recomendado que o chefe se mostre disponível para agendar uma conversa com o
funcionário em vez de deixar para outra ocasião.
Você não fez nada mais do que a sua obrigação.
Dizer que o o funcionário ter batido uma meta não foi nada
além do esperado é como um balde de água fria. "O chefe acaba criando uma
barreira para o próximo mês”, explica Munhoz.
“As pessoas sempre exigem mais do que o limite delas, mas
além da frase soar grosseira, é preciso entender que elas produzem por uma
causa”, afirma Caroline. Para Andrea, quando o chefe não estimula o
funcionário, não o incentiva e reconhece acaba deixando de estimular que ele
pense fora da caixa. “Quanto mais tenso o ambiente da empresa, menos pensamento
criativo”, diz.
Eu também não concordo com a ordem, mas temos que fazer.
“Ele acaba falando que não vai dar certo”, diz Caroline. O
chefe, neste caso, representa a empresa, e por isso mostrar a opinião pessoal
não é aconselhável. O ideal seria unir os funcionários e pensar de que maneira
eles podem fazer dar certo.
Não vou te explicar isso, pode deixar que eu faço.
Munhoz afirma que ensinar é um dos papéis de um gestor de
pessoas e, ao recorrer a essa frase quando se está sem paciência ou tempo,
corre-se o risco do funcionário se sentir decepcionado, já que ele está ali
também para aprender. “Além de adotar uma postura que o afastará da equipe, o
funcionário sentirá medo das próximas vezes”, explica.
“Como chefe, ele deveria perguntar qual é a dificuldade que
o funcionário está tendo”, afirma Andrea. Ela diz que em determinadas
situações, foi o próprio chefe que pode não ter sido claro nas instruções.
É o que temos para hoje.
Para Caroline, essa frase acaba transmitindo a mensagem de
que o chefe não quer falar mais sobre o assunto e encerrar a conversa. “Não é
que ele não tenha mais informações”, afirma. Ela explica que esse tipo de
comportamento demonstra que é papel dele de limitar o questionamento do
funcionário.
Um comentário:
Eu acho que já escutei essas frases antes!!!!!! E muitas vezes!!!!
Postar um comentário