Ebooks Grátis

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O CONCEITO DE HOMEM DE PALHA


Se você constrói algo de palha, o que você espera acontecer com ele no decorrer do tempo? Normalmente espera o seu colapso num curto prazo de tempo, mas, às vezes, se surpreende com a sua longevidade. Então, uma proposta de construir-se um “homem de palha” deve ser evitada? Não necessariamente, como você verá neste artigo.

Um “homem de palha” ou “espantalho” pode ser muito útil, desde que as pessoas saibam, desde o início, o que você está construindo. Em outras palavras: quando você começa construir um projeto ou a observar um problema, na maioria das vezes dispõe de informações incompletas para trabalhar. Assim, pode passar muito tempo coletando fatos e dados até que esteja pronto para construir um argumento muito forte ou um plano. Se você não agir desta forma, usando erros e acertos pode, mais a frente, concluir que ele ficou incompleto.

Esta é a premissa por trás do “Conceito de Homem de Palha”: a criação de um primeiro esboço para crítica, ensaio e, em seguida, usando o feedback recebido, desenvolver um resultado final bastante sólido.

Suponhamos que a receita de sua empresa está caindo e você tem que chegar a uma melhor estratégia de vendas. Usando o conceito aqui comentado, por exemplo, você pode seguir os seguintes passos abaixo para atingir o seu alvo ou meta:

  • Criar um projeto de expansão para novos mercados; 
  • Em cada proposta, destinar os mercados que possam oferecer boas perspectivas, com base em seu julgamento inicial e experiência; 
  • Apresentar o seu projeto de proposta para a equipe e dizer-lhes que é um “homem de palha”. Isto é fundamental, porque todo mundo deve ter a mesma percepção, isto é, entender claramente que sua ideia e o ponto de partida foram criados com a finalidade de serem questionados ou aprimorados; 
  • Analisar a proposta, identificando pontos fortes e fracos, esclarecer premissas e critérios de tomada de decisão e trabalhar numa proposta mais refinada; 
  • Elaborar e discutir a nova proposta com a equipe quantas vezes for necessária. Repita o processo até que uma decisão final seja tomada. A estas versões podem ser dados números ou nomes. 
Uma das principais vantagens de se usar este conceito, é que ele obriga a fazer alguma coisa ou tomar uma decisão. Demorar muito a tomar decisões, pode custar muito caro para a empresa, mas com este conceito, suas decisões serão tomadas em equipe. Por outro lado, o que foi planejado tem que ser executado, pois foi decidido por todos. Todos os envolvidos têm um conceito tangível para trabalhar.

Pontos-chaves

Um “homem de palha” é uma solução para um problema de protótipo, construído a partir de informações incompletas e idéias que não foram totalmente pensadas. Mesmo neste estado bruto, ajuda a garantir que todos os envolvidos tenham um entendimento comum ou mesma percepção do conceito inicial.

O ponto alto da construção do “homem de palha” é “derrubá-lo” e reconstruir algo muito melhor. Isto é um bom motivo para começar e, muitas vezes, é o impulso que você precisava para superar a paralisia de decisão, que atormenta muitos projetos, problemas e decisões. Na sua construção você agirá e ganhará impulso para se mover em direção a uma solução vencedora.

A próxima vez que você se deparar com um problema ou ter que tomar uma decisão, considere a construção de um “homem de palha” em primeiro lugar. Não tenha medo de, na sua construção, colocar suas idéias, habilidades e técnicas para aperfeiçoá-lo e solicitar a participação de sua equipe. Só assim, você construirá um projeto forte e resistente, capaz de suportar as pressões à que a vida profissional irá submetê-lo...

Pense nisto!

Nota: Texto baseado no artigo “The Concept of Strawman”, da Mind Tools – http://www.mindtools.com/index.html

Nenhum comentário: