Ebooks Grátis

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O QUE É TEAM COACHING?

Pode-se dizer que o trabalho com times surgiu de duas vertentes: da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam atingidos e da crescente busca por resultados imposta pelo mundo moderno.

A verdade é que a complexidade do trabalho em equipe evoluiu exponencialmente com o passar dos anos e a sua dinâmica de funcionamento conta com variáveis que se interdependem e se intercomunicam continuamente. Nas organizações há times virtuais, multifuncionais, multiprofissionais, multiculturais e consequentemente visões de mundo bastante distintas. O encontro de múltiplas gerações nas empresas compõe mais uma variável de desconforto. Muito comum encontrar nas empresas gestores mais jovens que os membros de suas equipes. Os códigos de conduta e "mind sets" se encontram e se misturam na arena corporativa.

O fato é que a eficácia de um trabalho em time traz resultados significativos para uma organização. Este tema vem ganhando importância estratégica para as empresas, na medida em que os resultados obtidos alavancam os saldos de um negócio.  Uma equipe diferenciada traz rendimentos variados e o oposto também é verdadeiro. A pressão somada à diversidade e complexidade do trabalho pode tornar a convivência corporativa bastante angustiante e frustrante. Uma equipe com baixa produtividade e positividade traz resultados bastante medíocres.

Neste contexto surge o team coaching como uma metodologia que trata das relações, tira a poeira debaixo do tapete e convida o ser humano adulto a se comportar como tal.

O método, diferente do time building não é um evento, é um processo. É uma abordagem de alinhamento e fortalecimento do trabalho com equipes que assegura o desempenho de alto nível. A meta é melhorar a eficiência da equipe de modo que isto se reflita positivamente em alta performance para a organização por meio de uma abordagem que propicie eficiência e foco no resultado, otimizando os recursos disponíveis.

Além disso, a metodologia de team coaching propõe uma co-responsabilidade  pelo processo de mudança,  aprimora a confiança, comunicação e feedback entre os membros da equipe,  fornecendo um vocabulário e modelo para um novo modo de trabalhar.

Em um mundo onde os ventos da mudança sopram constantemente, ao invés de ter times que levantam barreiras para se protegerem, as empresas precisam ter membros efetivos que saibam construir moinhos que vão maximizar os ventos em seu favor.


Autora: Silvana Mello
– Psicóloga pela Universidade Paulistana e mestre em administração de empresas pela PUC de São Paulo. Acumula certificações em coaching pela Columbia University, team coaching pelo Team Coaching International de Londres, mapeamento de valores pelo Centre Barret de Londres e MBTI pela Fellipelli.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...