Ebooks Grátis

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O QUE É UMA CADEIA DE VALOR?

Como saber em sua empresa poderia fazer mais por menos, e ainda assim encantar seus clientes? Bem, uma forma de se fazer isso é através da cadeia de valor. Mas o que é isso?

Cadeia de Valor:

Como escreve B. Hermanson, consultor do Sebrae: Podemos dizer que cadeia de valor é o conjunto das atividades realizadas por uma empresa, cuja analise detalhada permite ao empresário verificar os custos de cada uma dessas atividades, bem como estabelecer o que elas agregam em termos de satisfação do cliente final.

Assim, esta analise, ao permitir que o empresário tenha uma ideia de custo/benefício de cada, auxilia no planejamento mais eficiente em relação à aplicação de tempo, esforço e recursos financeiros naquilo que realmente fará a diferença.

Composição da cadeia de valor:

De acordo com o criador desse conceito, o economista Michael Porter, a cadeia de valor é composta por atividades primárias (logística, operações, marketing, serviços), atividades de apoio ou suporte (infraestrutura da empresa, gestão de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico) e pela margem de valor (montante que os compradores estão dispostos a pagar pelo produto que uma empresa oferece) acrescentado em cada uma das atividades e pelas relações estabelecidas entre elas. conforme definição encontrada na Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_de_valor).

Assim, ao desmembrar cada uma dessas atividades, seus custos, e como estas atividades estão relacionadas entre si e o que elas agregam aos produtos e serviços, é possível ao empresário introduzir melhorias e/ou redução nos custos dos processos da empresa.


 Exemplo de aplicação:

Imaginemos uma loja cuja atividade principal é a revenda de artigos feitos de vidro, cuja principal preocupação do seu empresário é a de que sua empresa não apresenta nenhum diferencial em relação aos seus concorrentes, sendo apenas mais uma entre tantas que já existem no mercado.

Para mudar tal situação ele parte para a analise da cadeia de valor de sua empresa. Ao realizar esta analise, ele acaba descobrindo que para agregar valor aos seus produtos e criar um diferencial em relação aos seus concorrentes, a solução mais eficiente em termos de custos será investir na qualificação de seu principal fornecedor, de forma que ele passe a trabalhar o vidro com técnicas que permitam sua personalização.


Assim, ao invés de perder tempo, energia e preciosos recursos financeiros em uma série de tentativas e erros, o empresário citado em nosso exemplo poderá direcionar esses recursos para aquilo que fará realmente a diferença para sua empresa.

Conclusão:

Tendo em visto os ganhos em termos de competitividade que a analise da cadeia de valor pode proporcionar para sua empresa, vale a pena que o empresário invista um pouco de seu tempo no estudo desse método.

Uma dica para iniciar este estudo é partir utilizar a bibliografia indicada no link da Wikipédia acima citado. Esperando que esse investimento se traduza em bons frutos para sua empresa.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!


Autor: Boris Hermanson - Consultor – Sebrae/SP

Nenhum comentário: